Vivemos ainda o falso mito de que o Brasil é um país jovem. Porque o nosso único espelho está sempre lá fora, no chamado Primeiro Mundo. Na verdade, o país está envelhecendo. E o mesmo acontece com toda população do planeta. Isso significa que menos crianças estão nascendo, mas que também a expectativa de vida vem  aumentando muito mais rápido do que imaginamos.

Assim a Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes traz como indicação de leitura o livro ‘50/60 anos, além da idade do lobo: a vitalidade da segunda juventude’ da autora Lea Maria Aarão Reis.

A indicação faz parte do projeto “No meio do caminho tem um livro”, uma parceria entre o jornal Nova Imprensa e a bibliotecas públicas da cidade.

Resenha

Como o homem pode e deve envelhecer com saúde, respeitado e reconhecido na sua experiência e sabedoria, na esfera das políticas públicas, no espaço do seu mercado de trabalho e na sua profissão. Esse é o assunto deste livro que recorta o perfil do homem da meia idade. Aquele que ainda não atingiu a velhice. Que está prestes a se aposentar ou que não pendura as chuteiras: ele teme o ócio e não é vagabundo. Que tem preocupações afetivas e sexuais. Que fala de sua potência e impotência em todos os sentidos. E registra a memória de seu tempo.

Envelhecer com qualidade de vida, isso sem dúvida interessa a todos: filhotes de lobos, lobos e gatões maduros que já não têm idade, os que se encontram além das classificações e dos rótulos.

Quem receia ficar velho e quem considera que já chegou lá não pode deixar de dar uma olhada neste livro. Desse modo está enxergando além do jardim de sua casa, ou da janela do seu apartamento.

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: