A tempestade e os ventos de até 72km/h ocorridos na quinta-feira passada (9), em várias regiões do Estado, só não causaram mais danos devido ao alerta meteorológico emitido previamente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG). No sábado (11), a Cedec/MG disponibilizou telhas para a reconstrução de áreas atingidas em Belo Horizonte. Os municípios de Alvinópolis, na região Central do Estado, e Aguanil, no Sul de Minas, também receberão materiais de ajuda humanitária esta semana.
O alerta, enviado para municípios do Triângulo, Zona da Mata, Sul de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), orientava prefeituras, bombeiros e policiais militares e coordenadorias municipais de defesa civil para desenvolver ações de contingência, com o objetivo de prevenir e reduzir a ocorrência de desastres, garantindo assim a segurança da população.
Para o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, as ações emergenciais do Governo do Estado para atender os municípios que sofreram com as chuvas e os vendavais são suficientes para o período. ?Nossos 12 depósitos avançados no Estado estão abastecidos para atender aqueles municípios que solicitarem ajuda humanitária para assistência à população?, afirma.
Segundo o meteorologista do Minas Tempo, Ruibran dos Reis, a chuva foi ocasionada por uma frente fria originária do Sul do país e com rápido deslocamento sobre o Estado. ?Foi uma chuva passageira, atípica para o período?, esclarece. Ainda de acordo com o meteorologista, uma massa de ar polar estará sobre Minas Gerais a partir desta quarta-feira (16), provocando queda na temperatura.
Chuvas em Minas Gerais
De acordo com a Cedec/MG, 216 cidades foram atingidas pelas chuvas desde setembro de 2010, sendo que 167 decretaram situação de emergência. Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, 37.876 ficaram desalojadas, 4.303 desabrigadas, 18 pessoas morreram.

COMPATILHAR: