Temporais e rajadas de ventos acima de 60km/h podem ser registrados no fim de semana do Centro-Oeste de Minas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas nesta sexta-feira (19). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h deste sábado (20).
Previsão do tempo
O fim de semana nas cidades do Centro-Oeste de MG será de instabilidade. As temperaturas devem ficar abaixo dos 30°C e chuvas são esperadas.
“A instabilidade associada a um sistema de baixa pressão atmosférica e uma frente fria está ocasionando nebulosidade. No domingo (21), o fenômeno deve perder forças”, explicou a climatologista Alcione Wagner.
Apesar da mudança, a especialista ressaltou que as temperaturas devem continuar amenas em relação ao esperado para o mês de novembro. A variação dos termômetros deverá ser de 15°C a 30°C na região.
Alcione destacou que a taxa de umidade relativa do ar esperada é de 50% a 100% no período de chuvas.
Alerta do Inmet
O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta-feira prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.
Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja mais sobre o clima no Centro-Oeste de MG abaixo:
Confira a previsão em algumas cidades
| Cidades | Mínima ºC | Máxima ºC |
| Divinópolis | 15°C | 25ºC |
| Bom Despacho | 17ºC | 25ºC |
| Itaúna | 15ºC | 30ºC |
| Pompéu | 18ºC | 26ºC |
| Nova Serrana | 17ºC | 30ºC |
| Pará de Minas | 16ºC | 24ºC |
Fonte: Climatempo
Dia a dia
- Sexta-feira (19): nublado, tarde e noite chuvosas. Temperaturas entre 15°C e 30°C;
- Sábado (20): chuvoso. Temperaturas entre 15°C e 30°C;
- Domingo (21): nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. Temperaturas entre 15°C e 26°C.
Fonte: G1








