Alfenas é a primeira cidade do Sul de Minas a anunciar a compra de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo a prefeitura, serão compradas 200 mil doses que serão produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Segundo o prefeito Luiz Antônio da Silva, do PT, a negociação com o instituto começou há meses e foi preciso justificar o pedido das doses.

Conforme a prefeitura, a cidade é polo de saúde e referência para 600 mil pessoas na região, por isso é de maior risco. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões com recursos do município, sendo R$ 25 para cada dose.

Conforme o prefeito, haverá um esquema para imunizar a população, mas a data prevista para o início dependerá da liberação da vacina.

Vacina
O Instituto Butantan, em São Paulo, já começou a produzir a vacina CoronaVac, da fabricante chinesa Sinovac. A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A expectativa é a de conseguir envasar entre 600 mil e 1 milhão de doses por dia. O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses.

Matéria do G1

COMPATILHAR: