O decreto 6053, que foi publicado nesta sexta-feira (13) declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro de 2013, tendo em vista as comemorações de fim de ano. Serão 13 dias de paralisação, os funcionários deverão voltar no dia 2 de janeiro (sexta-feira).
O documento deixa claro que as atividades contínuas de atendimento à saúde; distribuição e manutenção das redes de água e esgoto; e limpeza urbana não poderão sofrer interrupção.
?Cada secretaria, a critério do respectivo Secretário, deverá manter servidores em regime de plantão ou sobreaviso, em número suficiente para garantir a continuidade da prestação do serviço público à população?, determina o decreto.
Desde o final de semana passado, circulava pela cidade a informação de que os Postos de Saúde de Formiga ficariam fechados durante quinze dias, a partir do dia 18 de dezembro.
O assunto foi abordado durante a reunião de segunda-feira (9) na Câmara Municipal por alguns vereadores.
?Acabei de receber uma denúncia [na segunda-feira] de que funcionários da Secretaria de Saúde estão reunidos na secretaria para discutir uma possível parada nos Postos de Saúde, entre os dias 18 de dezembro e 2 de janeiro. A população vai ficar sem Postos de Saúde neste período? Como podemos dar credibilidade aos gestores de nossa cidade??, comentou o vereador Arnaldo Gontijo.
O vereador Juarez Carvalho, apontou um dos problemas encontrados nos postos: ?passei em quatro Postos de Saúde, mas não tinha a fita para medir a glicose das pessoas que vão lá. Eu tenho Plano de Saúde, mas coitadas das pessoas de Formiga quem vão à procura de uma fita para medir a glicose. Me falaram que esse tipo de material está suspenso, isso é lamentável, um material que custa barato?.
Em contato com funcionários dos PSFs, (agentes de endemias e agentes de saúde) outras reclamações foram feitas, como a falta de alguns medicamentos e materiais básicos para o atendimento, como material para curativos e instrumentos como pinças. ?Falta tudo. Todos os dias é uma coisa que acaba e agente fica sem saber o que fazer. Teve tempos que não tinha material de limpeza, depois não tinham luvas e nem gases, depois faltam medicamentos de uso contínuo e somos nós que temos que explicar para a população. O ano inteiro foi assim?, contou uma agente de saúde.
No Posto de Saúde do bairro Água Vermelha não há nem bebedouro, nem balança (o que dificulta o acompanhamento de grávidas e crianças).
Outros problemas ocorrem nos demais PSFs do município. O resultado é a falta de atendimento pleno e o descontentamento dos usuários.
Em contato com a administração Moacir Ribeiro, no início dessa semana, a informação foi de que a reunião citada por Arnaldo nunca ocorreu, porém apesar de falar sobre programações de fim de ano e não desmentir em momento algum sobre a possibilidade do fechamento dos postos, o Executivo garantiu que não está faltando material em nenhum dos PSFs.
Postos de Saúde não serão fechados
Em nota divulgada na manhã dessa sexta-feira (13) a secretária de Saúde garante que os postos de saúde não estão na lista de serviços interrompidos de 21de dezembro a 02 de janeiro. ?Essa informação é totalmente descabida e inverídica. A partir da publicação do decreto, é que vamos estabelecer uma programação para o fim de ano, garantindo atendimento contínuo de saúde aos formiguenses?, afirmou.