A primeira reunião conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre as Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Política Agropecuária e Agroindustrial, cujo presidente é o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) foi realizada na segunda-feira (18).
O encontro, que foi solicitado pelo deputado estadual Duarte Bechir (PMN), teve como objetivo conhecer ações e propostas para tomar soluções em conjunto para alimentação saudável nas escolas. O debate também teve como tema a defesa da aplicação efetiva no Estado da Lei Federal 11.947, de 2009, que estabelece diretrizes para a alimentação escolar e determina que pelo menos 30% da merenda seja comprada diretamente da agricultura familiar.
O deputado Antônio Carlos enfatizou a importância da alimentação saudável para a saúde e das consequências positivas do consumo correto de alimentos no dia a dia dos alunos.?A merenda escolar é importante para o aprendizado dos alunos e é necessário que seja saudável para que também seja eficiente na saúde. Isto não é um gasto e sim investimento?, garantiu Arantes.
O parlamentar acrescentou que acredita e apoia o aproveitamento de alimentos vindos da agricultura familiar na merenda escolar, conforme a lei 11.947. ?Vejo um grande progresso, mas ainda é necessário avançar mais na aplicação efetiva da lei?, disse.
O coordenador do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas (Consea-MG) Dom Mauro Morelli expôs que a principal tarefa do grupo é formular o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para ser incluído no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) em 2011 ainda. ?O binômio educação-alimento é indissolúvel?, apontou.
Estiveram também presentes os deputados Bosco/PTdoB; Rogério Correa; Adelmo Carneiro Leão e André Quintão, os três últimos do PT.

COMPATILHAR: