A aluna do 9° período do curso de Fisioterapia do Unifor-MG, Fernanda Cristina Silva, foi indicada para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria bolsista de Iniciação Científica (grande área Ciências da Vida).

Ela desenvolveu o projeto de pesquisa “Avaliação da qualidade de vida e da funcionalidade em mulheres com câncer de mama segundo a perspectiva da CIF”, sob a orientação do professor Andrei Pereira Pernambuco.

O estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida e a funcionalidade de mulheres com câncer de mama submetidas a tratamento por meio de intervenção cirúrgica. Destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Prêmio tem como objetivo estimular os bolsistas de IC e IT cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

A indicação da aluna foi feita pela coordenadora institucional do Pibic do Unifor-MG, Ivani Pose Martins, que também é coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a Distância.

De acordo com Fernanda Cristina, durante estes dois anos de iniciação científica, muitas descobertas foram realizadas, inclusive seu desejo e vocação para a pesquisa. “Depois de muito trabalho, dedicação e horas de estudo, ser indicada para uma premiação de suma importância e no âmbito nacional, mostra como todo esforço valeu a pena. Também motiva, cada vez mais, a buscar mais conhecimento e desenvolver novas pesquisas sobre o assunto”, ressaltou.

Quanto às expectativas, a discente afirmou que são as melhores possíveis. Ela espera que, com esse trabalho, consiga uma bolsa de Mestrado e, assim, dar um passo maior para o caminho da docência. “Acredito que os resultados obtidos com nossa pesquisa despertarão o interesse para novas pesquisas sobre o assunto, contribuindo para os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica, que refletirá em melhor qualidade de vida e a funcionalidade para as pessoas”, considerou.

Prêmio

As categorias “Bolsista de Iniciação Científica” e “Bolsista de Iniciação Tecnológica” são divididas pelas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão R$7 mil em dinheiro, bolsas de Mestrado ou Doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participarem da 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 19 de maio de 2017 no endereço www.destaqueict.cnpq.br

 

Fonte: Unifor-MG ||

Comentários
COMPATILHAR: