A acadêmica formiguense Maria Lucia de Oliveira, do 2º período do curso de Direito, lançará dois livros nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Centro Cultural Casa do Engenheiro. Ela se formou em Letras também pelo Unifor-MG.

O livro “Bordado” é uma coleção de poemas e é prefaciado pelo escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes, que tem livros indicados para vestibulares e adaptados para filmes. A obra “Formiguinha Lulu e Tamanduá Rochinha” é de literatura infantil, tem o prefácio de Antonieta Cunha, ex-secretária de Cultura de Belo Horizonte e avaliadora de livros de literatura infanto-juvenil.

Desde 2010, Maria Lucia de Oliveira é autora de livros da Coleção Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Coleção Língua Portuguesa e Literatura do 3º ano do ensino médio da Rede Pitágoras, da Editora Educacional.

Até 1996, ela atuou como professora em escolas públicas e particulares em Formiga, também lecionou Língua Portuguesa e Práticas de Ensino no Unifor-MG. Depois, foi convidada para dirigir a área editorial da Rede Pitágoras.

A formiguense já publicou diversos livros didáticos e essas são as primeiras obras de literatura de autoria dela. Segundo a autora, os poemas estão prontos há muito tempo. “Tenho um alto nível de exigência, sempre tive vontade de publicar, mas não achava que eram bons. Até que um dia um amigo escritor me incentivou e resolvi publicá-los. Acho que os livros nascem quando eles querem”, comentou.

Maria Lucia de Oliveira também contou que a convivência com a área editorial ajudou na familiaridade com a literatura. Ela começou a escrever aos 10 anos de idade, quando perdeu a mãe e resolveu mergulhar nos livros, se apaixonou pelas letras.

Para a autora, essas obras significam um tributo à formiguense Angelita Rodrigues Gomes Pereira, que foi professora dela no Ensino Médio e a incentivou a fazer o curso de Letras. A professora a ajudou a conseguir um emprego para que ela pudesse fazer a graduação, conseguiu bolsa integral de estudos e fez muita diferença na vida dela.

 

Atualmente como aluna do curso de Direito, Maria Lucia de Oliveira lembra que teve muito apoio do Unifor-MG quando fazia Letras, foi monitora, professora e teve incentivo para cursar pós-graduação. Tudo isso contribuiu para a formação profissional delat e ajudou a despertar, ainda mais, a vocação para se tornar uma escritora. “Essas duas obras são o meu jeito de dizer muito obrigada!”, finalizou.

Unifor-MG

COMPATILHAR: