Gabriel Miranda da Silva tem apenas dez anos e, apesar da pouca idade, já se preocupa em combater um inimigo terrível da população, o Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue. Em seu dia a dia, ele se reúne com os colegas da Escola Estadual Professor Chico Dias e como super-herói que se imagina, inicia as buscas dos locais de esconderijos desse vilão.
?Visto uma capa de chuva e pego um saco plástico onde coloco garrafas, pneus e tudo o que pode servir de moradia para o mosquito?, destaca o garoto que mora em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. A mobilização de Gabriel Miranda teve o reconhecimento do governo de Minas. Na semana passada, ele foi premiado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) como ?Garoto Força Tarefa?.
Na ação Força Tarefa de Combate à doença, desenvolvida pela SES, o caminhão chamado Dengue Móvel foi às ruas de Divinópolis para trocar objetos que servem de espaço por material escolar. ?Eu consegui trocar latinhas e garrafas descartáveis por 131 lápis, 70 borrachas e oito cadernos?, conta Gabriel.
Quando tinha oito anos, o estudante teve dengue, e as lembranças não são nada boas. ?Fiquei bem fraquinho, sem fome, com dor de cabeça, febre e tomei soro na veia?, recorda. Da doença ele tirou um aprendizado. ?As pessoas devem se preocupar, pois a gente fica mal e pode até morrer?, explica. Na família dele, a mãe, a avó e duas tias também já tiveram a doença.
Os casos de dengue na família fizeram com que Gabriel Miranda se mobilizasse ainda mais. Sua preocupação é tanta que para prevenir a doença ele já tem as dicas na ponta da língua. ?Não podemos deixar garrafas nem latas no terreiro. Também não podemos acumular lixo e devemos tirar a água dos pratinhos das plantas e colocar areia? , alerta o estudante. A proliferação do mosquito ocorre principalmente no verão, época de muita chuva, e que os locais citados por Gabriel Miranda acumulam água e servem de morada para o mosquito.

Conscientização
Estudante do quinto ano do ensino fundamental, Gabriel Miranda começou a se preocupar com a dengue quando entrou na escola. ?Desde o primeiro ano escolar, em 2007, os professores já conversam e orientam os alunos sobre a dengue. Com esse conhecimento, meu filho procura alertar as pessoas sobre os riscos da doença?, explica a mãe, Alessandra Miranda Quadros.
Na escola, o tema dengue foi tratado de forma séria e contou com a mobilização de professores e alunos. As turmas de ensino fundamental e médio fizeram estudo sobre o mosquito transmissor, apresentações de teatro que despertavam para conscientização, além de uma fanfarra pelas ruas do bairro. Com uso de material reciclável, os estudantes procuravam orientar e convocar as pessoas para um mutirão de ações contra a doença.
?Houve época em que a nossa região apresentou muitos focos do mosquito. Por isso, quando realizamos o projeto pensamos em uma intervenção direta na comunidade?, explica a diretora, Maria Cristina Ferreira e Silva, que ainda destacou a parceria e grande atuação de Gabriel nessa tarefa.
O trabalho que começou em sala de aula ganhou espaço também na casa de Gabriel Miranda, onde mora com os pais e o irmão de três anos. ?Ele puxa a minha orelha quando jogo algo fora da forma errada. Ele vira para mim e fala: ?Mãe, isso não pode´? , comenta Alessandra Miranda Quadros. A mãe ainda destaca que ele sempre se preocupou com os vizinhos. ?Isso é dele e não é só com a dengue. Na época das chuvas ele sempre sai para olhar o nível do rio que passa no bairro?.

Novo espaço
Além de ampliar as possibilidades de pesquisa para a escola o laptop conquistado pelo ?Garoto Força Tarefa?também será uma ferramenta virtual para que ele atue no combate à doença. ?Vou colocar internet no meu computador e vou jogar o Dengue Ville nele?, adianta o estudante que teve acesso ao jogo virtual de combate à dengue criado pelo governo de Minas, em 2010. O aplicativo instalado no Orkut teve mais de um milhão de usuários.
A mobilização realizada por Gabriel Miranda e o reconhecimento do seu esforço deixam a mãe orgulhosa. Alessandra Miranda Quadros lembra que antes, algumas pessoas não entendiam a importância do trabalho realizado pelo filho, mas que hoje o aprovam. ?Ele não se preocupa só com a família, mas com a população toda?, destaca.
No mesmo dia da premiação de Gabriel Miranda, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lançou o site: www.guerracontraadengue.com.br com o objetivo de convocar à todos ao combate à doença.

COMPATILHAR: