O aluno do sétimo período de Nutrição do UNIFOR-MG, Pedro Henrique Corrêa Gondim Faria, está fazendo estágio extra-curricular no Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis/MG.

O estágio, que começou no dia 22 de abril e vai até o dia 23 desse mês, é realizado de segunda a sexta, das 07:00 h às 14:00 h. O aluno é supervisionado pela nutricionista do hospital, Flávia Mascarenhas.

De acordo com Pedro, a rotina no hospital envolve todo o trabalho clínico de um nutricionista. Ele realiza atividades diferenciadas, como: visita diária aos quartos e ao CTI (Centro de Tratamento Intensivo), controle de estoque na cozinha, acompanha a evolução dos pacientes, faz controle de dietas e orienta quanto ao uso de sondas e cuidados em casa. O aluno explica como é feito o trabalho: ?Primeiro, fazemos uma triagem, verificamos se o paciente corre risco nutricional, depois, fazemos a avaliação, o diagnóstico e o acompanhamento. Todas as informações são colocadas no prontuário dos pacientes para facilitar o trabalho dos outros profissionais envolvidos no tratamento?, explica.

O aluno comenta, também, a mudança do comportamento dos médicos em relação aos nutricionistas. ?Antes, nem todos nos envolviam no atendimento. Hoje, os médicos apoiam nosso trabalho e estão bem mais abertos quanto à nossa participação. Agora, quando o hospital recebe um paciente, o médico logo pede o acompanhamento da equipe nutricional, pois facilitamos o trabalho deles e garantimos o tratamento relacionado à parte da nutrição?, diz.

Pedro confirma a importância do estágio para a efetiva formação acadêmica. ?Esse estágio é fundamental, por meio das atividades que exerço, tenho a oportunidade de praticar a teoria vista em sala de aula, desenvolvo o trabalho em equipe e mantenho contato direto com o paciente e com os médicos, o que aumenta meu vocabulário técnico e me aproxima da rotina hospitalar. Os profissionais da saúde com quem convivo são muito importantes, pois apresentam-me um novo ponto de vista quanto ao cotidiano da profissão?, fala Pedro.

Estágio
Toda as vezes que surgem vagas para estágios, os alunos do curso são avisados. Os interessados se inscrevem e a escolha é feita mediante a avaliação de notas.

O convênio entre o UNIFOR-MG e o Hospital São Judas Tadeu existe há quatro anos. O aluno que possui disponibilidade para desenvolver o trabalho pode realizar o estágio extra-curricular no hospital. Nessa fase, participa o aluno Pedro, mas vários outros já participaram e outras vagas irão permitir a inserção de novos acadêmicos.

COMPATILHAR: