O aluno do IFMG, Fernando Polastrini apresentou, no mês passado, uma máquina de baixo custo para automatizar processos de produção.

A “invenção” faz parte do trabalho de conclusão do curso de Engenharia Elétrica do campus Formiga.

 Segundo a professora Dra. Maria Elizabeth de Gouvea, o  produto desenvolvido pelo aluno, por seu baixo custo, deverá ter grande aplicação em diversos ramos do setor produtivo industrial.

O que é uma máquina CNC?

É uma máquina-ferramenta de controlo numérico computorizado (CNC), que automatiza o processo de produção dispensando a supervisão constante de um operador. Ela recebe do computador uma série de instruções que comanda os motores que movimentam a máquina.

A máquina CNC projetada e desenvolvida por Polastrini é de pequeno porte, com área de trabalho útil de 50x50cm e é capaz de usinar materiais como madeiras, polímeros e metais macios como alumínio.

Com essa máquina, o usuário poderá criar peças para robôs, gravar circuitos e até mesmo criar peças para fazer outra maquina igual.

A máquina é de código aberto, ou seja, não é patenteada e qualquer um pode baixar gratuitamente o projeto na internet (https://goo.gl/0yo2L0) comprar as peças e montar. O custo total da máquina desenvolvida foi de R$822,46.

Motivação:

“Durante a graduação, percebi que muitas vezes uma máquina desse porte poderia ajudar e muito na confecção de trabalhos acadêmicos e até mesmo no desenvolvimento de pesquisas e dispositivos, porém, são máquinas caras para a realidade acadêmica e fazer uma máquina de baixo custo e disponibilizar o projeto de forma gratuita seria uma boa solução para pessoas que enfrentaram o mesmo problema que eu. Além disso, estou abrindo a RHINO CNC, uma empresa que produz máquinas como CNC routers e corte a laser, e viso atender empresas como marcenarias e empresas de comunicação visual”, explicou o aluno.

Mais informações pelo telefone (37) 9 9121-9096 ou pelo email: www.rhinocnc.com.br.

 

Comentários
COMPATILHAR: