Depois de explorar sobre uma alimentação balanceada, com a utilização de alimentos nutritivos na hora do almoço, durante toda a semana, os alunos do 1º período da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira apreciaram uma deliciosa salada de frutas. Eles finalizaram os estudos com a degustação de uma receita caseira de doce de leite ninho, a qual contou com a participação de todas as crianças na preparação.
Com as aulas, os alunos puderam aprimorar as percepções gustativa e olfativa, desenvolver habilidades auditivas (atenção) e ampliar a linguagem oral, com as músicas de alimentação e histórias temáticas trabalhadas. Além disso, aprenderam as letras, por meio dos rótulos dos ingredientes.
As crianças trabalharam, também, conceitos matemáticos (muito/pouco, mais/menos); os numerais no cotidiano, com as quantidades estabelecidas na receita, contagem dos ingredientes, frutas e todo o material utilizado; fixaram as cores, com associações feitas com frutas e legumes, através de brincadeiras; conseguiram identificar o círculo, por meio do fazer bolinhas com a massa do doce; além de desenvolverem a coordenação dos movimentos finos.
Segundo a professora da turma, Adriana Mizerani Machado, depois de muitas explorações, o resultado foi satisfatório. ?Conseguimos incutir nos alunos o hábito de fazer uso de uma alimentação saudável, conscientizando-os que a saúde depende do que comemos. Assim, devemos valorizar e comer muitas frutas, verduras e legumes. Quanto aos doces, foi lembrado que esse tipo de alimento deve ser consumido moderadamente, sendo que o consumo exagerado traz danos sérios à saúde?.

COMPATILHAR: