Os alunos de biblioteconomia do Unifor-MG fizeram uma visita técnica a três museus da capital mineira este mês. Os acadêmicos foram acompanhados pela coordenadora do curso, a professora Margarita Rodrigues Torres, e pela professora Célia da Consolação Dias. O grupo visitou o museu de Artes e Ofícios, o museu Histórico Abílio Barreto e o museu das Telecomunicações.
Segundo Célia Dias, as visitas foram muito importantes para os alunos da disciplina de museologia, pois representou a oportunidade de visualizar e vivenciar os diversos elementos das práticas museológicas discutidos em sala de aula e estudados nos textos ao longo do semestre. ?Sem dúvida, nesse dia, conseguimos reunir conhecimento, arte, prazer, tecnologia e história?, completa a professora.
A coordenadora do curso conta que a atividade proporcionou um vasto conhecimento aos alunos, levando-os a refletir e discutir sobre a arte e os objetos que fazem parte do acervo. ?Os museus devem ser vistos como uma ferramenta de ensino, dinamizando as aulas, tornando o processo educativo mais interativo? , encerra Margarita Rodrigues Torres.

Museus
O Museu de Artes e Ofícios (Mao), instalado na Praça da Estação, em dois prédios antigos, é um espaço cultural criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Ângela Gutierrez. O Mao revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.
Já o Museu Histórico Abílio Barreto expõe aos visitantes a história da criação de Belo Horizonte e o Museu das Telecomunicações (Oi Futuro) é um espaço de diversão e conhecimento, com vários objetos e documentos expostos, onde o visitante estabelece uma relação do ontem com o hoje.

COMPATILHAR: