Os alunos dos cursos de educação física do Unifor-MG participaram do Seminário de Atividade Física Infantil, realizado na segunda-feira (14), na Sala de Multimeios do Prédio 4. A atividade teve como objetivo conscientizar os futuros profissionais sobre a importância da educação física para as crianças e foi proposta pela professora Adriana Oliveira Nascimento.
O evento contou com a participação da diretora do Centro de Educação Infantil, Elizane Ana da Cunha Barbosa; da professora de educação física do Colégio Aplicação/Unidade Corujinha, Denise Oliveira Trigo; e da professora de educação física das redes municipais e estaduais de Ensino, Marcela de Melo Fernandes, que falaram sobre a importância e as diferentes formas de abordar a educação física junto aos estudantes da educação infantil, enfatizando o resgate de antigas brincadeiras, como danças de roda e queimada, e também da necessidade de promover uma maior aproximação entre professor e aluno.
?O papel do educador, durante as aulas, deve ser desenvolvido de forma ampla e efetiva. Ele precisa gostar do que faz e ter conhecimento, resgatar a própria infância, ser estimulador, incentivador, observador e mediador, além de participar das brincadeiras?, disse Elizane Ana.
Segundo a professora Denise, que, atualmente, trabalha com alunos a partir de dois anos, ?com o tempo, as crianças apresentam um melhor desenvolvimento da criatividade, do acervo motor e da aceitação às regras, o que facilita o processo de socialização?.
?Muitos, principalmente quando não são profissionais da educação física, questionam o material e o espaço que se tem para trabalhar com crianças. Eu trabalho nas redes municipais e estaduais e isso nunca foi um problema. O trabalho com a criança é muito prazeroso, mas o professor tem que gostar e o resultado com a criança e para criança é muito importante?, salientou a professora Marcela.
Para a professora Adriana Oliveira, idealizadora do evento, ?a presença de profissionais que estão atuando no mercado traz uma realidade da necessidade da prática da atividade física na educação infantil, e até mesmo nas creches, sendo que o ideal para se obter um bom resultado é a participação do profissional da educação física no desenvolvimento deste trabalho?, contou.
Segundo o coordenador do curso, Leonardo Nogueira Coelho, o evento possibilitou aos acadêmicos conhecer e compreender uma abordagem diferenciada a respeito da educação física para as crianças.

COMPATILHAR: