No intervalo das aulas noturnas do dia 23 de maio, alunos do 3º período de engenharia de produção demonstraram alguns sistemas de produção de produtos utilizados no mercado. A atividade é parte da disciplina modelos de gestão organizacional, ministrada pela professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira.
De acordo com a professora, o trabalho foi uma continuidade da 2ª Semana da Produção, realizada entre os dias 16 e 18 de maio. A atividade visou à pesquisa dos estudantes e, consequentemente, a demonstração de como se desenvolvem, na prática, alguns sistemas de produção.
?Estamos atravessando uma era de mudanças, incertezas e perplexidades. Nunca, como agora, a teoria administrativa se tornou tão necessária para o sucesso das organizações. Nesse sentido, a disciplina modelos de gestão organizacional se preocupa em ensinar ao futuro engenheiro de produção a pensar e a raciocinar, a partir de um bagagem de conceitos e ideias, que traz como ferramenta de trabalho? destacou a professora-doutora Jussara.
O objetivo da atividade é desenvolver nos acadêmicos, habilidades práticas relacionadas ao processo de planejar, organizar, dirigir, controlar e atuar como agente de mudanças e inovação. ?À medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento, tanto maior a necessidade de opções de modelos organizacionais para a solução dos problemas e situações que se alteram e se diferenciam, de maneira crescentemente diversa. Criar e inovar. Melhorar e renovar sempre. Vale a pena lembrar a frase de Kurt Lewin: nada é mais prático do que uma boa teoria?, comentou a professora.
Na ocasião, foram apresentados os seguintes sistemas de produção: confecção, produção de etanol; produção de pneu; cal calcário; chicote de motor; embalagens de fogos de artifício e laticínios.
Para as apresentações, foram montadas maquetes e simulações do processo de produção de cada produto. A atividade foi direcionada a estudantes, professores e funcionários do Unifor-MG e demais interessados em assistir o exercício dos conhecimentos teóricos colocados em prática, dentro do espaço acadêmico.

COMPATILHAR: