O tema ?Mercado de trabalho para profissionais de engenharia de produção que queiram trabalhar com Business Analytics? foi abordado em uma palestra, no dia 7 de novembro, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, do Unifor.
A palestra foi ministrada pelo analista de sistemas Edreiézer Gustavo Lima, da IBM Brasil,com o objetivo de promover a ampliação do conhecimento na área da tecnologia da informação aplicada à gestão dos processos produtivos.
Na abertura do evento, o coordenador do curso de engenharia de produção, Marcelo Carvalho Ramos, agradeceu aos alunos pela presença e destacou como esse tema é relevante para os acadêmicos. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para que os alunos participem da avaliação institucional, que ajudará a avaliar o curso e propor melhorias.
O coordenador também comentou sobre os eventos promovidos pelo curso, com temas importantes e palestrantes de renome no cenário estadual e nacional. ?A engenharia de produção cresce a cada dia, porque o mundo está produzindo mais e essa área precisa da Tecnologia da Informação (T.I.) para continuar o processo de produção. A Engenharia de Produção não sobrevive sem a tecnologia da informação?, salientou.
A palestra abordou sobre a IBM Academic Initiative, Business Analytics, IBM Smarter Analytics, soluções para Business Analytics e suas aplicações. Os alunos também puderam conhecer melhor sobre o Data Warehouse (armazém de dados); Big Data (conjunto com grande quantidade de dados que tem três aspectos relevantes: volume, velocidade e variedade) e Business Intelligence (conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas pelos dados).

Comentários