Um grupo composto por 18 alunos do curso de fisioterapia do Unifor-MG e duas docentes, professora Ana Paula Pfister e professora Luciana Freitas Faria, participaram do curso ?Treinamento Funcional em Reabilitação?, em Divinópolis, no início deste mês.
O curso teve uma carga horária de 15 horas, ministrado pela fisioterapeuta Nicoly Dellaretti Santos Aguiar. De modo geral, o objetivo foi reconhecer o potencial do treinamento funcional em comparação com as demais atividades físicas. Além disso, teve como intuito analisar as vantagens para prevenção e recuperação de lesões, assim como identificar os grupos musculares e exercícios específicos do treinamento, apresentando várias formas e possibilidades de otimizar o condicionamento físico do praticante.
Segundo Ana Paula Pfister, o curso ?Treinamento Funcional em Reabilitação? está relacionado a várias disciplinas ministradas durante a graduação em fisioterapia, como Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Cinesioterapia, Fisiologia do Exercício entre outras.
Alguns tópicos abordados no curso foram: introdução ao treinamento funcional; bases anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do treinamento funcional; prescrição de exercício; reparo tecidual – fases de cicatrização; padrões de movimento; princípios de treinamento: força, coordenação, estabilidade, potência e flexibilidade; indicações e contra-indicações; prática: tronco, MMSS, MMII e cadeias musculares; treinamento funcional aplicado à reabilitação.
Sobre a importância da participação dos alunos de Fisioterapia no curso de capacitação, a professora Ana Paula Pfister ressaltou ?a aquisição de mais conhecimentos, além de poderem visualizar a aplicabilidade específica de vários conhecimentos que se aplicam ao treinamento funcional e que veem teoricamente durante a graduação?.

COMPATILHAR: