Neste mês, alunos do curso de direito fizeram uma visita técnica a Brasília, acompanhados pelo professor André Hostalácio Freitas, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Unifor-MG.
Os acadêmicos fizeram um tour pela cidade e conheceram o Supremo Tribunal Federal (STF), onde acompanharam a sessão de julgamento que deliberava acerca do Humor e sátira contra políticos durante as eleições. Na ocasião, por 6 votos a 3, os ministros aceitaram a ação proposta pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que questionava a proibição de veicular sátiras contra políticos nos três meses que antecedem as eleições.
Os alunos visitaram as instalações do Congresso Nacional, passando pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Conheceram também o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde participaram de uma visita guiada pelas instalações e pelo Museu do Tribunal. Em seguida, presenciaram a sessão solene da posse dos ministros Ari Pargendler e Felix Ficher, nos cargos de presidente e vice-presidente do STJ, respectivamente.
Segundo o aluno do 7o período do curso, Weverton de Castro, a visita superou as expectativas. ?A viagem foi muito proveitosa e a turma esteve em clima de integração durante todo o tempo. Além de conhecer a linda e progressista capital do Brasil, foi emocionante acompanhar, de perto, o cotidiano dos tribunais de instância máxima do país e das duas casas que compõem o Congresso Nacional, onde são legisladas as Leis Nacionais. Tivemos a oportunidade ímpar de participar da sessão de julgamento do polêmico caso ?Humor e sátira contra políticos durante as eleições? e da cerimônia de posse da presidência do Superior Tribunal de Justiça?, disse o estudante.
A viagem foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) Laura Guedes Faria do curso de direito, com o apoio do NPJ.

COMPATILHAR: