Da Redação

Oitenta e oito alunos do Programa de Educação Ambiental (Progea), desenvolvido pelo 3º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente de Formiga, visitaram na quarta e quinta-feira (24 e 25), o Aterro Sanitário do município.

A visita técnica pedagógica faz parte de um trabalho extraclasse desenvolvido pelo Progea nas escolas municipais: Angelita Gomes Pereira, Arlindo de Mello e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic).

Os estudantes foram acompanhados pelo mediador do programa, Cabo Duarte e por professores das instituições de ensino. A ação contou com a parceria entre a Polícia Militar de Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Gestão Ambiental, além de apoios da iniciativa privada e da comunidade.

Na quarta-feira (24), 29 alunos da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira, acompanhados pelas professoras Ana Augusta de Castro e Leidiane Gomes Pereira visitaram o Aterro. Já na manhã de quinta-feira (25), 28 alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), acompanhados pelas professoras Lázara Cunha e Andréia Lúcia Carvalho visitaram o local no período matutino.  Na parte da tarde foi a vez de 31 estudantes da Escola Municipal Arlindo de Mello, acompanhados pelas professoras Simone Teixeira e Sirleia Helena Couto.

Os alunos foram recepcionados pelo supervisor operacional do aterro, Marco Antônio, o assessor de engenharia ambiental, Felipe Basílio e o estagiário do Aterro, Ascânio Vaz.

Os alunos conheceram o processo de separação de resíduos secos (coleta seletiva para reciclagem), as células de depósito do lixo úmido e os lagos de tratamento do chorume. No final da visita, os alunos participaram de uma confraternização.

Progea

O Programa de Educação Ambiental  (Progea) desenvolvido pelo 3º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente de Formiga é ministrado para 107 alunos do 4º ano das escolas municipais Angelita Gomes Pereira, com a participação de 34 alunos, da Escola Arlindo de Mello, com a participação de 39 alunos, e do Centro de Atenção Integral à Criança  (Caic), com a participação de 34 alunos.

Mediado por Cabo Duarte, o Progea tem como objetivo estimular os alunos a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, que visem a contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.

Além de fomentar o processo de mobilização social visando o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados a partir do Proerge.

 

 

Fonte: Polícia de Meio Ambiente||

COMPATILHAR: