Cinco alunos da Escola Estadual Professor Rodolfo Almeida se destacaram na 9º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Marcelo Faria, do 7º ano, recebeu medalha de ouro, Anderson e Guilherme do 3º ano receberam medalhas de prata e Gabryel e Camila também do 7º receberam medalhas de bronze.
A Olimpíada foi realizada em duas fases. A primeira fase foi realizada em julho, com 20 questões de múltipla escolha e reuniu 18 milhões de alunos de 47 mil escolas de todos os estados e do Distrito Federal.
A segunda fase (fase final) foi realizada em setembro com a participação de mais de 955 mil estudantes, cerca de 590 mil do ensino fundamental e 365 mil do ensino médio. A segunda fase premiou estudantes com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em programa de iniciação científica.
Professores, escolas e secretarias de educação também receberam prêmios. O resultado final foi divulgado no site da Obmep no dia 29 de novembro.
A diretora da escola, Celeste Bitencourt Reis destacou a satisfação pela premiação. ?Estou muito orgulhosa com o trabalho de excelência da escola. O mérito por essa conquista é do aluno e da escola que trabalha em compromisso com a educação?, disse a diretora.
A edição 2013 da Olimpíada registrou, novamente, aumento nas adesões escolares. Este ano, mais 416 estabelecimentos de ensino se cadastraram, aumentando, também, o número de participantes, com total de 47.144 mil estudantes.
Até a data final de inscrição (5 de abril), 18,7 milhões de inscrições foram efetuadas pela internet. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição responsável pela realização da olimpíada.
A mobilização em torno da Obmep envolveu praticamente todo o país, com 5.529 cidades participantes (99,35%). O número é o maior contabilizado desde a primeira realização do evento, em 2005, que contou com cerca de 31 mil escolas.
Participaram da última edição, em 2012, mais de 19 milhões de alunos e 4,5 mil foram contemplados com medalhas e com o Programa de Iniciação Científica. Em 2011, foram 3,2 mil.

COMPATILHAR: