Seis professoras e aproximadamente 120 alunos de várias séries das escolas estaduais Bernardes de Faria, Pio XXII e Tonico Leite (GOT) realizaram na tarde desta quarta-feira (21) um Dia de Conscientização contra a dengue. O evento foi na praça Ferreira Pires e contou com várias atividades.
A professora Heloísa Paim, da escola Pio XXII, explicou que as professoras de Formiga envolvidas nessa mostra participaram do Pró-Ciência Mão na Massa, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cada professora participou deste encontro em Viçosa em datas diferentes. Fomos convidadas pelos responsáveis pela Secretaria de Educação do Estado. Lá, foram apresentadas cerca de 17 oficinas com temas variados .
A professora da escola Bernardes de Faria, Lazara Madalena da Cunha, conta que o trabalho faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia e que várias escolas de outros municípios também estão realizando mostras com temas variados.
Em Formiga, escolhemos o tema sobre a dengue, porque foi bom desenvolver este assunto em Viçosa, e também pelo fato de estar se aproximando o período de chuvas .
A professora contou ainda que os Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDPs) das escolas envolvidas nas mostras se inscrevem pelo site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (www.semanact.com.br), além de enviarem relatórios sobre as atividades e fotos, que são postadas no site. O objetivo é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação entre crianças e jovens.
A aluna do 4º ano da escola Tonico Leite, Isabele Fonseca Rodrigues, de 10 anos, falou sobre a importância da conscientização sobre a dengue. Aprendi que não podemos deixar o lixo destampado e a caixa d´água descoberta. A dengue não deixa só doente, como também mata. Vamos levar para nossos pais o que aprendemos , disse a aluna.
Para o aluno do 2º ano da escola Pio XXII, Sérgio Teodoro de Paulo, de 8 anos, o tema foi importante para se orientar melhor sobre a dengue, e não deixar lixo jogado nas ruas e garrafas abertas .

COMPATILHAR: