A amizade entre um morador de rua e uma pata tem chamado a atenção e emocionado pessoas que passam pela rua Antônio Lemos Filho, no bairro Angola, em Betim, na região metropolitana de BH. Vivendo há oito meses na cidade, o paulista Ronaldo Carvalho Baborsa, de 53 anos, diz que Wanderglécia é para ele como uma filha e afirma que a pata é sua grande companheira do dia a dia.

“Antes dela, eu tinha o Nino. Mas uma pessoa, por maldade, o matou atropelado aqui em Betim. Um dia passei pelo Mercado Central, em BH, e resolvi comprar um pato. O rapaz me entregou a Wanderglécia. Ela fica do meu lado o dia inteiro, come e dorme comigo. Ela é como uma filha pra mim, que me faz suportar a solidão. É meio preguiçosa, mas todo mundo tem seus defeitos. Mais conhecida do que notícia ruim”, brinca ele.

Baborsa passou a viver como andarilho aos 17 anos, depois de decidir sair de casa, em Praia Grande, cidade do interior de São Paulo, por não suportar mais os desentendimentos com a família. De lá pra cá, ele, que nunca foi casado e não tem filhos, já percorreu diversos Estados no Brasil e, atualmente, sobrevive em Betim vendendo artesanato e materiais recicláveis que recolhe das ruas.

“Gosto de levar a minha vida com honestidade, não gosto de pedir nada pra ninguém. Faço minha comida na rua mesmo e durmo na rua. O homem nasceu pra sobreviver, não ficar vivendo de esmola. Não sou orgulhoso, mas essa é a realidade da vida. Todos nós lutamos. A gente não precisa de muita coisa pra ser feliz”, salienta o morador.

Baborsa, que já trabalhou como caminhoneiro por anos, revela que, hoje, sonha em encontrar um emprego para e, quem sabe, no futuro, poder achar um lugar para chamar de lar. “Tenho vontade de ter uma casa, de voltar a ser caminhoneiro, ou, quem sabe, virar caseiro de um sítio. Quero levantar um dinheiro. Sonho em comprar um micro-ônibus pra vender meu artesanato, o material reciclado que recolho”, diz o andarilho.

Quem quiser ajudar Barbosa a realizar este sonho, pode entrar em contato com ele pelo número (16) 99613-4138.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: