O governador Antonio Anastasia/PSDB e a presidenta da República, Dilma Rousseff/PT, participaram, na segunda-feira (28), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, do lançamento da Rede Cegonha, programa do governo federal de atendimento a grávidas e a recém-nascidos.
O programa prevê investimentos de R$ 9,3 bilhões até 2014 e é voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez (pré-natal), o parto até os primeiros cuidados do bebê. Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia reiterou a importância da parceria do governo do Estado com o governo federal para a implantação do programa em Minas.
?Em Minas Gerais, seremos parceiros de primeira hora, tendo, inclusive, orientação dada a todo o Governo, de termos uma parceria de altíssimo nível com o governo federal e com os municípios, para que as pessoas, as famílias, as gestantes, todos possam usufruir daquilo que é dever dos governantes, que é prestar um serviço público de qualidade?, disse o governador.
Avanços na saúde
Durante a solenidade, Antonio Anastasia destacou os bons indicadores de Minas na redução da mortalidade infantil e materna, resultado das ações do programa Viva Vida que, desde 2003, garante atenção especial a gestantes e recém-nascidos em todas as regiões do Estado.
?Em termos de mortalidade materna, conseguimos nos últimos anos reduzir em um terço, 25% de redução na mortalidade infantil. É claro que não estamos satisfeitos. Ao contrário, esses números só nos desafiam ainda mais, nos determinam a sermos ainda mais ousados, corajosos, empreendedores, de mãos dadas com o governo federal, com os municípios e com toda a sociedade civil. Temos condições de reduzir esse número. O ideal é zero, mas se for impossível, o mais próximo que seja possível dentro da nossa realidade?, salientou Antonio Anastasia.
Minas é referência
A presidenta Dilma Rousseff afirmou que escolheu Minas Gerais para lançar o programa por reconhecer os avanços registrados no estado na área da saúde. Dilma deu os parabéns ao governador pelos resultados do Viva Vida, projeto que tem os mesmos objetivos do Rede Cegonha, e afirmou que os programas lançados em Minas dão certo e se tornam referência para todo o país.
?Escolhi o lançamento do Rede Cegonha em Minas Gerais por reconhecer que aqui muitos avanços ocorreram na área da saúde. Não é só Brasília que merece lançamento, mas todos os 27 estados da federação. Começo por Minas, porque Minas tem uma característica. De uma certa forma, sempre fomos o coração do Brasil. E onde se lança um programa em Minas Gerais, ele dá certo e vira exemplo para todo o Brasil?, afirmou a presidenta.
Projeto Viva Vida
O Viva Vida recebeu investimentos de R$ 129,5 milhões, aplicados em 700 municípios mineiros. Atualmente, 24 Centros Viva Vida estão em funcionamento. Até o ano de 2014, outras 37 unidades estarão prontas para oferecer atendimento especializado em reprodução e sexualidade para mulheres e gestantes. O programa realizou mais de 2 milhões de mamografias e dobrou o número de UTIs neonatais.
Também participaram da solenidade o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; os ministros Alexandre Padilha, da Saúde; e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; além das ministras da Secretaria Especial das Mulheres, Iriny Lopes; da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário; e da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas. Também durante o evento, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, assinou documento que estabelece diretrizes do programa.

COMPATILHAR: