Formiga

ANS estipula novos prazos para atendimento por convênios

Para saber quanto tempo o beneficiário de plano de saúde leva para conseguir agendar consultas, exames e cirurgias, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou uma pesquisa sobre o prazo médio de assistência junto às operadoras médico-hospitalares. A intenção, além de obter um raio-x da situação que ocorre no país, foi estipular novas regras e prazos para atendimento, visando o benefício do usuário.
Tal conjunto de normas será publicado no Diário Oficial da União em outubro. A partir de então, passará a valer e seu cumprimento deverá ser fiscalizado. Tanto os conveniados quanto órgãos de governo são responsáveis pela fiscalização.
A pesquisa foi feita entre os dias 21 de junho e 5 de julho, e divulgada em 30 de setembro. A ANS procurou 1.162 operadoras, mas somente 840 quiseram responder às perguntas, o que significa 72,3% do total. São conveniados das empresas que responderam à ANS 42 milhões de beneficiários, 89% do total existente no Brasil.