As tarifas de venda de gás natural canalizado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) já tem novos valores desde sexta-feira (1º). O reajuste foi autorizado pela Resolução SEDE número 05, de 31 de março de 2011, assinada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, que acaba de ser publicada no Minas Gerais. Comparadas às cotações de comercialização vigentes, os valores para os pequenos clientes não residenciais tiveram aumento de 1,73%. Já para os consumidores de uso geral, o reajuste anunciado é de 3,71%, enquanto para o uso veicular o valor é de 4,41%, sendo o maior aumento, de 4,43%, para a indústria.
Apesar do reajuste proposto, as novas tarifas são inferiores às praticadas em outubro de 2008. O preço do gás para uso industrial (consumo mensal de 350.000 m3) era de R$ 0,8635 e a partir deste mês chegará a R$0,8133, o que significa uma redução de 5,8%. Já o de uso geral (consumo mensal de 10.000 m3) ainda custa 2,6% a menos do que o vigente naquele período, enquanto o veicular está 7,8% mais barato.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), no exercício de órgão regulador, tem trabalhado no sentido de garantir a modicidade tarifária para todo o mercado mineiro.
Para o subsecretário de Política Mineral e Energética, Paulo Sérgio Ribeiro, a alta do barril de petróleo no mercado internacional em torno de 30% em relação à média obtida em 2010 foi um dos fatores que influenciaram o reajuste nas tarifas de gás natural. ?Mas é preciso considerar que desde janeiro de 2010, graças ao desempenho obtido nos leilões de gás, não houve repasse de reajustes. O amortecimento parcial desses reajustes positivos foi possível com a aquisição do gás de leilão, de custo mais baixo, na composição do custo médio repassado para a tarifa, não obstante o aumento de 38% verificado no leilão de janeiro de 2011?, explicou.
Entre as distribuidoras, a Gasmig é a que apresenta a segunda tarifa mais barata do Brasil para o setor industrial. A empresa mineira é superada apenas pela Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) que deverá reajustar suas tarifas em maio.

COMPATILHAR: