A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quinta-feira (17) o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil.

O produto registrado é da marca “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

Esse teste caseiro vem com amostra de swab nasal não profunda, e o resultado fica pronto após 15 minutos, de acordo com nota divulgada pela agência.

Para conceder o registro, cuja resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa considerou que o produto atendeu aos critérios definidos pelos técnicos do órgão.

O produto também apresentou desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

A partir de agora, a disponibilidade desse autoteste nas farmácias depende da empresa. Ainda de acordo com a nota da Anvisa, a avaliação desse registro levou 16 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa para atender exigências técnicas feitas pela agência.

A comercialização dos autotestes de Covid-19 foi liberada pela Anvisa em 28 de janeiro. Até o momento, nenhum laboratório havia conseguido registro para venda desse produto no país.

O órgão recebeu, até o dia 12 de fevereiro, pedidos de 57 empresas, e dez deles foram negados por falta de dados adicionais ou documentos que comprovam a eficácia do exame.

Fonte: O Tempo

Comentários
COMPATILHAR: