A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (14), a apreensão de diversos produtos sujeitos à vigilância sanitária comercializados pela internet, incluindo substâncias conhecidas como canetas emagrecedoras, como retatrutida e tirzepatida. A decisão abrange produtos vendidos em diferentes sites e também itens divulgados sem registro ou autorização sanitária.
A determinação inclui produtos à base de retatrutida e tirzepatida comercializados no site https://zyntrashop.site.
A medida também se aplica aos produtos Retatrutude 120 mg, Caneta Retatrutide 60 mg, Tirzepatide 150 mg e Caneta Tirzepatide 75 mg, vendidos na página https://www.zphcstore.com.br/, sob responsabilidade da ZPH Contabilidade.
Outro endereço eletrônico atingido é https://peptideosdobrasil.com.br/, onde eram comercializados produtos com tirzepatida e retatrutida sem o devido registro.
A decisão inclui ainda itens vendidos pelo site oxygenkwpharmabrasil, entre eles o Retagen 40 mg, à base de retatrutida.
Em nota, a Anvisa informou que os produtos não podem ser fabricados, importados, distribuídos, divulgados ou utilizados.
Segundo a agência, a medida busca prevenir o consumo desses itens devido aos riscos sanitários relacionados à comercialização de produtos sem comprovação de regularidade, qualidade, segurança e eficácia.
A resolução da Anvisa também proíbe produtos anunciados e vendidos por uma empresa de origem desconhecida. Entre os itens estão:
- NAD+ Liberty Pharma;
- Retatrutida Liberty Pharma;
- Glow GHK-Cu Liberty Pharma;
- Tirzepatida Liberty Pharma;
- GHK-Cu Liberty Pharma.
A agência destacou que a retatrutida comercializada na internet ainda não possui registro em nenhum país do mundo. De acordo com a Anvisa, a empresa responsável pelo desenvolvimento dos estudos sobre a substância sequer solicitou o registro do medicamento à agência brasileira ou a qualquer órgão regulador internacional.
A determinação também abrange diversos produtos fabricados pela empresa Cris Barden Naturopatia Ltda., que, segundo a Anvisa, não possuem registro, notificação ou cadastro junto à agência.
Os itens são divulgados com alegações de propriedades antifúngicas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, além de promessas de alívio de dores, desparasitação, desintoxicação e fortalecimento da imunidade.
Segundo a agência, essas finalidades são compatíveis com as de medicamentos, o que exige a devida regularização sanitária.
A lista de produtos atingidos inclui:
- Kit Detox – Desparasitar – Desinflamar – Desintoxicar – Infantil de 1 a 5 Anos;
- Kit Detox Desparasitação – Desparasitar – Desinflamar – Desintoxicar;
- Kit Carvão Pulverizado da Casca do Coco;
- Carvão Ativado Vegetal da Casca do Coco Premium 120 g;
- Kit Detox com Quelação;
- Kit Detox Prevenção | Prata e Ouro Coloidal + Carvão Pulverizado;
- Kit Composto Emagrecedor para 3 Meses;
- Ouro Coloidal;
- Prata Coloidal.
Com a decisão, a Anvisa busca impedir a fabricação, a importação, a distribuição, a divulgação e o uso dos produtos abrangidos pela resolução, diante da ausência de comprovação de regularidade sanitária e das possíveis consequências para a saúde dos consumidores.
Com informações






