Os vereadores aprovaram na segunda-feira (8), o projeto de lei 62/2013 que reconhece como utilidade pública a Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf).
O título de utilidade pública previsto no caput deixará de prevalecer caso haja alteração do CNPJ ou da finalidade da instituição. A simples alteração da razão social ou do endereço da instituição não invalida o título de utilidade pública prevista no caput.
Todos os edis foram favoráveis ao projeto e parabenizaram a entidade pelos relevantes trabalhos.
Cabo Cunha/PMN destacou que, infelizmente, existe uma população canina muito grande nas ruas de Formiga. ?Isso está aterrorizando muita gente e eles ficam em manadas. É preciso que se tenha um local apropriado para esses animais. Não podemos aceitar os maus tratos com os animais?, disse.
A associação
A Apaf foi fundada no dia 18 de agosto de 2011 e é uma Organização Não Governamental, em Formiga. A associação realizou a 1ª Feira de Adoção. Foram doados 33 animais castrados.
A associação realizou também o pedágio municipal, na praça Getúlio Vargas, no dia 5 de maio de 2012, em conjunto com o movimento Crueldade Nunca Mais. Na ocasião, membros da associação recolheram quase 500 assinaturas, que juntamente com outras de todo o país fizeram parte de uma petição, enviada ao Congresso Nacional, solicitando um aumento de pena nos crimes contra os animais.
Festas para arrecadar ração para animais de ruas também foram promovidas pelos associados. O principal foco de atuação é a esterilização de animais para conter o grande número de cães soltos pelas ruas.
As castrações são realizadas no Codevida. A associação espera que a próxima administração municipal cumpra o TAC assinado com a Promotoria do Meio Ambiente, Ministério Público e Apaf.
A diretoria da associação conta com: Carolina Cunha dos Reis (presidente), Márcia Alves, (vice-presidente), Lorena Costa (secretária) e Rosilene Andrade (tesoureira).

COMPATILHAR: