A Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf)  inaugurará neste sábado (9), o primeiro comedouro e bebedouro público para cães e gatos de rua da cidade.

O comedouro que é um projeto piloto, será instalado na praça São Vicente Férrer e de acordo com a presidente da associação, Márcia Alves, após o período de teste, outros equipamentos serão instalados em áreas específicas da cidade como o Terminal Rodoviário e a praça Ferreira Pires.

Para evitar o risco de envenenamento dos animais, inicialmente, o comedouro será abastecido apenas por protetores de animais da cidade e posteriormente, poderá ser abastecido pela população.

Devido aos casos de envenenamento de animais na praça, o comedouro será instalado próximo à câmera de segurança do projeto Rede de Comerciantes Protegidos de Formiga e será monitorado.

De acordo com a presidente da Apaf, o compartimento de ração é hermeticamente fechado para evitar a proliferação de ratos e no compartimento de água será colocado larvicida (que não faz mal para os animais) para evitar a proliferação de mosquitos.

Os gastos e a manutenção do comedouro serão custeados por protetores de animais e pela Apaf, com o apoio do Ministério Público.

Em outubro do ano passado, a associação criou uma petição on-line solicitando ao prefeito Moacir Ribeiro a autorização para instalar, em lugares estratégicos da cidade, como praças, Terminal Rodoviário, e outros locais onde haja permissão dos moradores, casinhas de cachorros, assim como os comedouros e bebedouros para cães e gatos de rua.

Juntamente com a inauguração do bebedouro, a Apaf fará uma manifestação contra o envenenamento de animais na praça São Vicente Férrer. De acordo com Márcia, nessa semana, dois cachorros morreram por envenenamento no local. “Os cachorros que foram envenenados eram sadios, castrados, vacinados e recebiam cuidados dos protetores. Não há justificativas para essa crueldade”, disse Márcia.

A manifestação será realizada ás 10h deste sábado (9), na praça.

COMPATILHAR: