Sábado (14)foi o dia da vacinação contra a paralisia infantil. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de ouvidoria e comunicação, informa que, durante a segunda etapa da campanha, foram vacinadas 2.463 crianças menores de 5 anos. O número significa 59,48% do público-alvo, incluindo resultados da zona rural e urbana.
A campanha de vacinação em Formiga começou nas comunidades rurais, de 2 a 12 de agosto. No sábado passado foi o Dia D de vacinação, com a participação de 95 profissionais, que atuaram em 16 postos de vacinação.
Para aumentar o número de vacinados, durante esta semana, as unidades de saúde continuarão a oferecer a dose contra a poliomielite, no horário de 7h30 às 17h. Também será feita uma busca ativa de crianças que não foram vacinadas.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia, a enfermeira Juliana Silva Castro, explica que, para uma cobertura satisfatória e para manter a população protegida, é necessário que pelo menos 95% do público-alvo da campanha seja vacinado. A estimativa é de que existem 4.139 crianças de 0 a 4 anos e 11 meses em Formiga, assim, pelo menos 3.932 devem receber a segunda dose contra a paralisia infantil.
Juliana Castro esclarece que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde alertam sobre o risco de reintrodução do vírus da pólio e que é preciso manter coberturas satisfatórias porque o país será sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo nos próximos anos. ?Coberturas insatisfatórias propiciam o aparecimento de surtos de poliomielite, devido ao trânsito de pessoas de lugares onde a doença ainda é endêmica. Mais uma vez, lembramos aos pais e aos responsáveis que, mesmo que a criança esteja com o cartão completo, é importante participar da campanha. Contamos com a colaboração de todos? , ressalta Juliana Castro.

COMPATILHAR: