Um erro de identificação de corpos causou constrangimento a duas famílias de vítimas da Covid-19 de Divinópolis e de Conceição do Pará. Por conta do erro, o corpo de Júnia Máximo, de 55 anos, que morreu no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) na madrugada de segunda-feira (21), foi entregue à uma funerária de Conceição do Pará e enterrada na zona rural do município por engano.

A Prefeitura e o Legislativo se pronunciaram sobre o caso. A filha da vítima Debora Araújo, disse que a mãe já foi novamente enterrada em Divinópolis. O sepultamento ocorreu às 20h30 no Cemitério parque da Colina.

Hospital reconhece erro

A superintendente do CSSJD, Elis Regina, gravou um vídeo assumindo o erro, pedindo desculpas às famílias e também aproveitou para dizer que a unidade irá tomar medidas para que casos como estes não voltem a ocorrer. O corpo da outra já foi liberado do hospital.

A vítima é ex-assessora parlamentar e ex-servidora municipal. A Câmara emitiu nota de repúdio pelo erro do hospital, decretou luto de três dias e hasteou as bandeiras em meio-mastro.

Júnia é de Divinópolis e o erro foi detectado após a funerária do município se deslocar para buscar o corpo dela que já não estava mais na unidade hospitalar.

Corpo trocado

Júnia Máximo estava internada no CSSJD onde acabou falecendo. Junto com ela havia outro corpo, o de Maria Sinay, de 47 anos, do município de Conceição do Pará, que também estava aguardando por uma funerária.

No entanto, quando o a funerária de Conceição do Pará chegou à unidade para buscar o corpo da vítima que morava no município, os corpos foram trocados e Júnia foi levada para Conceição do Pará, onde foi sepultada.

A família de Júnia descobriu o ocorrido quando o Serviço Municipal do Luto de Divinópolis foi ao Hospital buscar o corpo e não o encontrou. Quando fizeram o levantamento, apuraram que o corpo tinha sido trocado e a Júnia havia sido levada e enterrada em Conceição do Pará, na comunidade rural de Santana do Prata.

“Foi um erro gravíssimo e irreparável. O hospital assumiu a culpa. Enterraram minha mãe em Conceição do Pará, uma outra família velou e queriam entregar o corpo da mulher de Conceição do Pará pra gente enterrar em Divinópolis, só que exigimos identificar o corpo e descobrimos isso que aconteceu”, disse a filha da vítima, Debora Araújo.

Na tarde dessa terça-feira (22), a família de Júnia foi até a comunidade de Santana do Prata para identificar o corpo, para que ele então fosse encaminhado à Divinópolis e velado junto aos familiares. O sepultamento ocorreu às 20h30 desta terça.

Câmara Municipal

Júnia era ex-assessora parlamentar da Câmara Municipal de Divinópolis e também liderança participativa no segmento feminino da política.

Nota de repúdio

Foi assinada por todos os vereadores na tarde de terça-feira (22), uma Moção da Repúdio ao Complexo de Saúde São João de Deus pela negligência na remoção do corpo de Júnia.

A Moção de Repúdio 03/2021 foi emitida pelo vereador Ney Burguer e destaca a indignação quanto ao serviço prestado pelo São João de Deus, para que o fato não se repita mais e a situação seja logo resolvida.

Prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis também emitiu uma nota de pesar informando que lamenta profundamente a morte da ex-assessora parlamentar e ex-funcionária da Empresa Municipal de Obras (Emop).

A nota descreve que, conhecida pela liderança participativa no segmento feminino e importante participação na estruturação do movimento comunitário em Divinópolis, com participação ativa na defesa dos moradores dos bairros.

Ela ocupou a Presidência da Federação das Associações de Moradores, Bairros e Conselhos Comunitários Regionais de Divinópolis (Fambaccord) e do Conselho Municipal de Segurança.

Fonte: G1

COMPATILHAR: