Em tempos de níveis historicamente baixos nos reservatórios das hidrelétricas, o consumo de energia elétrica pressionou menos no mês passado. A carga de energia gerada no país caiu 6,2% em março, na comparação com fevereiro, quando registrou recorde, informou ontem o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O alívio no calor, o carnaval e a atividade morna na indústria explicam o consumo menor, segundo o órgão. A carga é a soma do consumo de energia com as perdas do sistema.
Em março, ficou em 65,086 mil megawatts (MW) médios. Em relação a março de 2013, o dado representa alta de 2,5%. O segundo ano seguido de seca severa, com verão menos chuvoso, levou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas para perto dos patamares de 2001, quando o país precisou entrar em racionamento.
Os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste (70% do armazenamento do país) terminaram março com nível médio de 36,27%. O quadro não deverá melhorar muito neste mês, que marca o fim do período úmido na maioria das regiões. Sexta-feira, o ONS anunciou uma revisão na projeção de chuvas para abril, de 83% para 70% do volume histórico, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, o nível dos reservatórios deverá ficar em 36,5%.
Com a oferta restrita, o quadro de crise se agrava com a elevação do consumo. Desde o ano passado, a medida do governo federal para reduzir o custo de eletricidade derrubou os preços da conta de luz e incentivou o consumo residencial. Em fevereiro, o consumo de eletricidade foi recorde. A carga de energia atingiu 69,397 mil MW médios. Segundo o ONS, no mês passado houve um recuo desse pico, em parte por causa do Carnaval. ?O desempenho da carga do SIN (Sistema Interligado Internacional) deve-se principalmente ao menor número de dias úteis no mês, devido ao feriado de Carnaval, que neste ano foi em março?, diz o boletim do ONS de ontem. Além disso, a atividade industrial não incentivou o consumo de energia pelas empresas e, a própria população começou a economizar energia diante das notícias de risco de apagão no país.
Segundo divulgação da Sondagem da Indústria da Fundação Getúlio Vargas referente a março de 2014, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) diminuiu 0,2 ponto porcentual, ao passar de 84,6% em fevereiro para 84,4% em março.

COMPATILHAR: