Na última terça-feira (13), foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei 324/2009, que trata da obrigatoriedade de bibliotecas escolares em cada instituição de ensino do país, pública ou privada.
Segundo a lei aprovada, a biblioteca escolar é constituída por uma coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura. No que diz respeito ao acervo de livros, deverá haver pelo menos um título para cada aluno matriculado. Os sistemas de ensino promoverão esforços progressivos para alcançar a universalização das bibliotecas escolares.

Biblioteconomia Unifor-MG
Com essa nova lei, o curso de biblioteconomia será ainda mais valorizado e procurado. O Unifor-MG é uma das instituições preparadas para esta demanda. Em 19 de setembro de 1967, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais autorizou o funcionamento da Escola de Biblioteconomia, antiga ESBI, que visava a suprir as necessidades de bibliotecários na região Centro-Oeste de Minas.
Como um dos primeiros cursos do Centro Universitário, cerca de 1.000 bibliotecários já foram graduados pela instituição.
Atualmente, o curso de biblioteconomia oferecido pelo Unifor-MG tem duração de três anos e recebeu o ?Certificado 3 Estrelas? do Guia do Estudante 2009. Não há dúvidas de que, com a aprovação desta lei, o mercado de trabalho para bibliotecários amplia-se ainda mais.

COMPATILHAR: