O Dia dos Pais já está próximo e já é possível comprar presentes com descontos. Passada a euforia em relação ao Dia dos Namorados e à Copa do Mundo 2010, as atenções se voltam para a comemoração da data. Empresários esperam aumento nas vendas entre 6% a 8%.
Mas antes de sair às compras, o Procon-PR faz um alerta aos filhos que pretendem presentear os pais. A escolha do presente exige cautela e, para evitar problemas, algumas dicas podem ajudar. A principal é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia.
Perfumes, roupas, calçados e aparelhos eletrônicos encabeçam a lista entre os mais escolhidos para presentear. Então, deve-se ficar atento à composição do produto, que deve constar sempre no rótulo. É bom se informar se o presenteado não tem alergia a algum componente da fórmula e verificar o prazo de validade. Trocas só serão obrigatoriamente realizadas se o produto estiver estragado ou vencido.
Se optar por roupas, calçados e acessórios, é preciso prestar atenção em relação a modelo, cor e tamanho, pois nestes casos, a troca é facultativa. A loja só é obrigada a trocar se o produto tiver algum defeito de fabricação. Alguns estabelecimentos, porém, já anexam uma etiqueta específica de troca.
Mas, para não desagradar o presenteado, vale a pena investigar a sua preferência. Atualmente, celulares têm sido considerados presentes bem-vindos e estão, geralmente, no topo da lista de desejos. Pensando nisso, várias operadoras estão fazendo promoções para o Dia dos Pais.
A Claro, por exemplo, oferece um smartphone (aparelho com sistema operacional similar ao do computador), o Xperia TM X10 mini, por R$ 149. No entanto, o plano de minutos contratado deve ser de, no mínimo, R$ 120, de acordo com promoção anunciada no site. Também é preciso comprar um plano de 250 MB (Megabytes) de dados para navegação. O consumidor ganha bônus de 1.200 minutos e 50 torpedos. Oi, Tim e Vivo também têm planos especiais.

COMPATILHAR: