Um dos assuntos mais discutidos atualmente, em todo o mundo, é o aquecimento global. A sociedade tem sofrido muitos efeitos desse problema, principalmente com o aumento da temperatura. As cidades com muita pavimentação, veículos, indústrias, edificações, concretos e vidros transformam-se em verdadeiras ?ilhas de calor?.
Uma das soluções para o problema é a arborização, ligada a uma boa infraestrutura urbana. Com a plantação de árvores, muitos benefícios são conquistados: parte dos raios solares são absorvidos, há mais sombreamento, aumento da umidade do ar, diminuição da poluição atmosférica e absorção de poeiras e sólidos em suspensão, além da função paisagística e melhoria na qualidade de vida, dentre muitos outros.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que estuda, constantemente, a arborização urbana, buscou as melhores técnicas na Europa, EUA e universidade brasileiras, desenvolvendo, então, sua Política de Arborização Urbana, a qual pretende compartilhar com o máximo de municípios e Instituições de Ensino Superior do país.

A ideia do Unifor-MG
Uma palestra foi promovida sobre o tema ?Gestão da Arborização Urbana?, na última quinta-feira, dia 17, a partir das 20h, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?. O palestrante foi o coordenador ambiental da Cemig, Lucélio Nativo da Assunção, egresso do curso de ciências biológicas do Centro Universitário de Formiga.
Participaram do evento alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, engenharia ambiental e engenharia civil, quando uma visão panorâmica do assunto foi discutida. O evento foi gratuito e contou com o apoio dos coordenadores dos cursos participantes.

COMPATILHAR: