A cidade de Arcos vai sediar o 1º Festival da Canção, o FestiArcos. O evento esta programado para acontecer em agosto e tem como objetivo movimentar a cena cultural da cidade. O nome do troféu do festival será Nilo Peixoto, músico e compositor arcoense.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do município, poderão participar músicos arcoenses e de todo Brasil. A entrada será franca e os músicos disputarão R$ 8.500 em prêmios, além de troféus. O edital será divulgado em breve no site da Prefeitura Municipal www.arcos.mg.gov.br.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Sérgio Garibaldi, acredita que além de fomentar a cultura local e o comércio, por meio do evento, Arcos também arrecadará mais recursos do ICMS Cultural e entrará para o grupo de municípios que ainda preservam a tradição dos festivais de música. ?A exemplo de várias cidades, estes festivais movimentam bares, hotéis e restaurantes. Tenho certeza que a Casa de Cultura ficará apertada para tanta gente?.Garibaldi disse ainda que no próximo ano, a intenção é promover uma semana inteira de atividades culturais em vários segmentos.
João Nilo Peixoto
O músico arcoense João Nilo Peixoto faleceu em 13 de agosto de 2012, aos 62 anos, e sem quase nenhum reconhecimento por sua arte na cidade.
Ele residia na rua Farmacêutico Francisco Frias, no Centro de Arcos e deixou os irmãos Efigênia, Paulo, Arnaldo, Luiz, Antônio e Geraldo. O pai dele, Geraldo Peixoto, de 101 anos, já foi convidado para abrir o festival que leva o nome do filho.
João Nilo Peixoto teria composto ?A Praça? ainda na adolescência, e travou uma luta para ser reconhecido como autor da obra, comumente atribuída ao produtor de música Carlos Imperial, que sempre levou os créditos. O caso chegou a ser noticiado pela revista ?O Cruzeiro?, a maior publicação nacional na época do ocorrido. ?A Praça? ficou eternizada na voz do cantor Ronnie Von e virou tema de abertura do programa do SBT ?A Praça é Nossa?.

COMPATILHAR: