Esse é o primeiro passo para a mais arrojada mudança do estádio, que será transformado em uma arena multiuso com a construção da esplanada e da passarela que ligará o Mineirão ao Mineirinho.
?Essa obra é crucial para que o Mineirão seja um negócio sustentável. Além de futebol, outras práticas esportivas e muitos eventos de lazer poderão ser realizados na área externa. A esplanada é um bom exemplo do legado que a Copa vai proporcionar aos mineiros?, explica o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso.
As obras em andamento correspondem à terceira etapa da modernização do estádio, que incluem, na área externa, atividades de cadastramento topográfico, estudo fundamental para que o projeto arquitetônico se beneficie das características do terreno. O cadastramento vai propiciar um trabalho de qualidade, econômico e ambientalmente sustentável.
Paralelamente à colocação dos tapumes, estão sendo construídos canteiro de obras, refeitório, vestiário e um centro de convivência para os operários. Além disso, está sendo elaborado um cronograma de contratações de projetos e serviços. Até o momento, a execução da obra segue rigorosamente o cronograma previsto.
Dentro do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), a arquibancada inferior, cabines de imprensa, bares e escritórios já foram demolidos, o que equivale a cerca de 70% de toda a demolição na área interna. Mesmo com o avanço da obra, o Centro de Referência funciona diariamente para agendamento de visitas ao Mineirão e também para prestação de informações à comunidade.
Além disso, a obra do Mineirão segue padrões universais em acessibilidade e sustentabilidade. O objetivo é obter a certificação ?LEED – Leadership in Energy and Environmental Design?. ?O Mineirão será o estádio mais moderno do país e será o primeiro a ficar pronto em 31 de dezembro de 2012. A população de Minas Gerais está convidada para a grande festa de réveillon?, ressalta o secretário.

Reaproveitamento
As cadeiras do Mineirão estão sendo retiradas e doadas a estádios do interior do Estado. Até o dia 20 de março, todas elas já terão sido retiradas pelas prefeituras e enviadas aos estádios. As estruturas metálicas também foram doadas à Secretaria de Estado de Defesa Social.

COMPATILHAR: