Com a chuva e a ventania forte na tarde desta quinta-feira (9), uma árvore foi arrancada pela raiz e ficou tombada na fiação elétrica de um poste, na rua Lassance Cunha, por volta das 17h30.
Segundo o morador Irã Peirão, cuja casa é em frente ao passeio onde estava localizada a árvore, havia uma grande ameaça de ela cair na rua e causar graves acidentes.
Irã contou que ligou para o Corpo de Bombeiros, mas disseram que a retirada da árvore deveria ser feita por funcionários da Cemig. Por diversas vezes, o morador ligou para a companhia de energia elétrica, na central de atendimento ao cliente pelo número 116, mas sem sucesso. ?Fiquei três horas ligando e ninguém atendia às ligações. Toda hora caia?, relatou.
De acordo com ele, a Polícia Militar chegou por volta das 19h para interditar a rua próxima à ponte do Quinzinho, já que a árvore poderia cair a qualquer momento. ?Ia ficando mais perigoso, as pessoas e carros passando embaixo o tempo todo?, disse o morador.
A árvore ficou suspensa na fiação elétrica por mais de quatro horas, das 17h30 até as 21h. Como não conseguia contato com a Cemig, Irã pediu ajuda a funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental, que, prontamente, foram ao local e retiraram a árvore. ?Se não fosse o Zé Luís e o Douglas [funcionários da secretaria], por intermédio do Paulo Coelho [secretário da pasta], tinha acontecido um prejuízo muito grande aqui?, ressaltou.
Conforme explicou Irã Peirão, os funcionários da secretaria amarraram a árvore no caminhão da Prefeitura e puxaram para dentro da garagem, em frente de onde ela estava localizada, e a escoaram, assim ela ficou livre da rede elétrica e foi possível retirá-la do local.
A equipe de redação do portal Últimas Notícias e do jornal Nova Imprensa conversou com o soldado Marcos do Corpo de Bombeiros e ele disse que, para retirar a árvore, só a Cemig poderia fazer o serviço, já que ficou tombada na fiação elétrica.
Tentamos ligar para a Companhia de Energia Elétrica em Formiga, localizada no bairro Ouro Negro, para obter mais informações, mas ninguém atendeu à chamada.
Nota de Esclarecimento
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou, na manhã desta sexta-feira (10), uma nota de esclarecimento informando sobre os transtornos causados pela chuva em Formiga e região.

Confira na íntegra a nota
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que a chuva e os ventos de forte intensidade que atingiram diversas regiões do Estado, inclusive a Oeste, nesta quinta-feira (9), provocaram a queda de árvores e o lançamento de objetos em direção à rede elétrica, rompendo cabos e causando a interrupção do fornecimento de energia em diversas áreas do município de Formiga e entorno. Em alguns pontos da região Centro Oeste a velocidade dos ventos chegou a 80 km/h, provocando danos e estragos.
A Empresa esclarece que, imediatamente após as ocorrências, técnicos da Companhia iniciaram o atendimento aos clientes, priorizando as situações que envolvem risco de acidentes com terceiros, como cabos e fios partidos. Também foi priorizado o restabelecimento de grandes blocos de carga e de serviços essenciais, como hospitais.
Em função do grande volume de ocorrências, os trabalhos de restabelecimento avançaram durante a noite e madrugada, com intensa atuação dos técnicos.
No entanto, em função da severidade da tempestade, para alguns clientes o restabelecimento da energia está previsto para acontecer no decorrer desta sexta-feira. A Empresa informa ainda que os serviços de recuperação da rede elétrica já estão em estágio avançado.
A Cemig reitera que está envidando todos os esforços para o rápido restabelecimento dos seus clientes e trabalhando ininterruptamente na recuperação do sistema elétrico de Formiga e região.

COMPATILHAR: