Todo brasileiro pensa que o Brasil é o país que tem mais área de florestas no mundo, mas estão todos errados! O país que mais tem florestas é a Rússia, tem 64% a mais que o Brasil. E revelo o melhor no final.

E se você pensa que a Amazônia é onde mais se encontra biodiversidade também se enganou, pois é na Ásia onde está a grande variedade, as florestas boreais da Rússia, as florestas de folhas largas da China, os manguezais da Indonésia e o cinturão verde ao longo do Himalaia.

Este é um dos resultados de dados provenientes de imagens coletadas a bordo do sensor MODIS no satélite Terra para refletir a proporção da superfície do mundo coberta com copa das árvores em relação às áreas não verdes. Este satélite, que foi lançado em 1999, é um dos três concebidos pela NASA para estudar nosso planeta, o segundo é o Aqua, lançado em 2002, e que teve a participação do Japão e do Brasil (eu tive oportunidade de trabalhar nele em Los Angeles), e o Aura, lançados em 2004.

Há muitas revelações ainda, quem imagina que o mundo esteja desmatado, saiba que as florestas ainda cobrem 31% da superfície terrestre do mundo e tem grande importância como um amortecedor contra as mudanças climáticas, pois absorvem cerca de 15,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) todos os anos, segundo a ONU.

Mais da metade dessa cobertura verde está nas florestas boreais da Rússia e do Canadá, pela Amazônia na América do Sul e pelas florestas de coníferas e folhosas da China. Essas florestas sequestradoras de carbono purificam o ar, filtram a água, evitam a erosão do solo e atuam contra as mudanças climáticas.

Canadá, Estados Unidos e México somam 723 milhões de hectares das florestas do mundo. As vastas extensões de pinheiros e abetos no Great White North, juntamente com a variedade mista de florestas dos Estados Unidos, fazem do continente um dos maiores sumidouros de carbono do mundo.

A Rússia está em primeiro lugar com 815 milhões de hectares de cobertura florestal, mais de um quinto das árvores do mundo. O Brasil é o segundo com 497 milhões. O Canadá é o terceiro com mais de 347 milhões de hectares de florestas. Seguidos dos EUA com 310 MHa, China com 220, Austrália com 134 e Congo com 126.

A Indonésia é o oitavo país, com 92 milhões de hectares, abrigando entre 10 e 15% das plantas, mamíferos e pássaros conhecidos no mundo. Infelizmente, nos últimos 50 anos, 74 milhões de hectares de floresta tropical do país foram derrubados, queimados ou degradados.

A floresta amazônica é um dos lugares de maior biodiversidade, cerca de 10% da biodiversidade mundial, incluindo mais de três milhões de espécies de vida selvagem e mais de 2.500 espécies de árvores. Também sofre grande degradação.

Já a China é um exemplo inacreditável para todo o mundo: em 1990, as florestas estendiam-se por apenas 157 milhões de hectares, cobrindo 16,7% de suas terras, mas no final de 2020, essa cobertura florestal subiu para 23,4%. Em apenas 30 anos…

Pois é, presidente Lula, senadores e deputados, precisamos do programa Um Trilhão de Árvores em 5 anos, federal e estadual a começar no Rio São Francisco.

 

COMPATILHAR: