Há pelo menos um mês, o setor de captação de doadores de sangue da Santa Casa de Caridade de Formiga não consegue levar voluntários até a sede da Fundação Hemominas em Divinópolis por falta de veículo.
A responsabilidade de providenciar condução para os doadores é da Prefeitura de Formiga e há anos os trabalhos ocorrem de maneira precária, o que tem levado a uma constante baixa nos estoques de sangue na cidade e ao desestímulo dos doadores.
De acordo com a coordenadora do setor de captação de doadores da Santa Casa, Helena Oliveira, ainda assim, não faltam voluntários, mas semanalmente eles estão sendo dispensados por falta de um veículo. ?Nós precisamos de uma ajuda, venha de onde vier. Não podemos ficar tanto tempo sem levar nossos doadores até a Hemominas?, comentou Helena.
Ao longo dos anos, as justificativas da administração são variadas e dessa vez, o problema pode ser a falta de dinheiro para pagar as mecânicas que fazem consertos e manutenções na frota da Secretaria de Saúde.
Às vésperas de mais um feriado prolongado, aumentam as preocupações, uma vez que, apesar da crise financeiro/administrativa pela qual a Santa Casa tem passado, a entidade continua recebendo vítimas de acidente que ocorrem na região, em especial na MG 050 e BR 354.
As bolsas de sangue também são indispensáveis em casos de hemorragia e durante algumas cirurgias.
?Os carros que a Prefeitura sede já não são lá essas coisas, o que já desestimula os doadores, mas agora deixar de providenciar o transporte é um grande absurdo! E olha que essa instabilidade não é recente, faz tempo que as viagens não ocorrem ininterruptamente e vira e mexe a gente vê nos jornais esse problema se repetir?, comentou um doador que, atualmente aproveita viagens à trabalho até Divinópolis para doar sangue. ?O jeito é se virar sem a Prefeitura, mas são poucos que podem fazer isso, portanto, está passando da hora de adquirir um veículo só para esse fim?, completou o doador, que trabalha como representante comercial.

COMPATILHAR: