Catorze policiais foram assassinados em uma emboscada na região de Michoacan, no oeste do México, de acordo com informações divulgadas por autoridades nesta segunda-feira (14).

É um dos ataques mais violentos contra forças de segurança desde que o presidente Andres Manuel Lopez Obrador assumiu, em dezembro.
O ministério responsável pela segurança pública afirmou, em uma rede social, que vai fazer o que for possível para prender os responsáveis pelo ataque, que aconteceu na cidade de Aguililla, no estado de Michoacan, uma região que há anos enfrenta problemas por causa das disputas entre carteis de traficantes de drogas.

As autoridades não deram detalhes da emboscada, apesar de fotos que são supostamente da cena do crime terem sido divulgadas em redes sociais. Elas mostram corpos dos policiais e carros queimados.

Mensagens atribuídas a cartel

Também há mensagens atribuídas a um grupo, o Cartel de Jalisco Nueva Generación, que foram feitas nos veículos. No texto, há avisos para que a polícia não apoie gangues rivais.
Michoacan é uma região controlada por esse grupo há anos. Em 2015, ele foi apontado como responsável por uma série de ataques a policiais no estado vizinho, de Jalisco. Era uma tentativa de consolidar o controle do tráfico naquela área.

Quinze policiais foram assassinados em uma única emboscada naquele ano, durante uma onda de violência que durou seis semanas. Mais de duas dezenas de pessoas das forças de segurança morreram, e um helicóptero foi derrubado no dia 1 de maio de 2015.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: