Pelo menos 23 focos de incêndio foram registrados nesta quinta-feira em todo o Estado. O tempo seco e a falta de chuva pode provocar a proliferação do fogo e a previsão é de que a alta temperatura permaneça instável pelo menos até o próximo sábado (17).

Em dez meses, Minas Gerais já registra quase o mesmo número de focos do todo o ano passado – são 12 a menos. Segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Semad). Do dia primeiro de janeiro até o dia 15 de outubro, o Estado teve 222 queimadas, contra 234 ocorridas em 2014.

Belo Horizonte aparece no levantamento feito pelo Semad com dois incêndios registrados nesta quinta, sendo que esses ocorrem na Serra do Rola Moça, e no parque Serra Verde. Ainda não é possível calcular a extensão da área devastada pelas chamas, tendo em vista que o combate ao fogo continua.

No interior do Estado, a cidade de Teófilo Otoni aparece em primeiro lugar no levantamento com três focos de incêndios registrados só nesta quinta. Já os municípios de Ladainha, Buenópolis, e Serro também contabilizam dois incêndios cada. Já as cidades de Serra Azul de Minas, Diamantina, Biriri, Açucena, Governador Valadares, Matias Cardoso, São José da Lapa, Cônego Marinho, Malacacheta, Guanhães, Chapada Gaúcha e Joaquim Felício contabilizaram um incêndio em cada município.

Ainda conforme o levantamento, neste ano, o mês de setembro foi o que mais registrou incêndios, que devastaram as regiões florestais de Minas, sendo 87 de ocorrências. No mesmo período de 2014, o número foi bem menor, chegando a 57.

Previsão

Além das chamas provocadas pelo homem, outro fator que pode ajudar a entender a grande quantidade de queimadas registradas em apenas um dia no Estado é a falta de chuva.

“O tempo seco e quente pode auxiliar sim na proliferação de pontos de queimadas. Nesse mês registramos muitos incêndios em Minas. Não temos previsão de chuva”, explicou o Heriberto dos Anjos, que é meteorologista do Centro de Climatologia TempoClima/PUC Minas.

Os termômetros na capital mineira registraram na tarde desta quinta 36,3ºC, que foi a maior temperatura do mês de outubro, e a umidade do ar ficou em 14%. Belo Horizonte sofre com a influência de uma massa de ar seco que está sobre o Estado, segundo informações do Centro de Climatologia TempoClima/PUC Minas.

“Essa massa de ar seco deve permanecer em Minas até o próximo sábado. No domingo, uma frente fria chega ao litoral do Rio de Janeiro e irá afetar o clima no Estado. Com isso, a temperatura irá cair um pouco, mas o calor permanece”, explicou o metereologista. 

A previsão é que até o próximo sábado as temperaturas cheguem a marca de 36ºC em Belo Horizonte. Já no domingo, com a mudança de uma massa de ar, que irá afetar o Estado, o termômetro não passará de 31ºC.  

Já a umidade relativa do ar não deve ultrapassar os 20%. A porcentagem chama atenção e faz um alerta já que o ideal seria 60% de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

CAMILA KIFER – O Tempo

COMPATILHAR: