Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e da Fundação Israel Pinheiro (FIP), realizaram uma vistoria aterro sanitário de Formiga dentro do que estabelece o programa Minas sem Lixões.
A engenheira ambiental Gleice Kelly Ribeiro fez a visita técnica no dia 12 de agosto e inspecionou a operação do aterro, assim como o cumprimento das exigências ambientais, condicionantes, controle e análises dos lençóis freáticos.
De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, o aterro sanitário Areias Brancas está operando conforme todas as exigências. O aterro foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2009 e iniciou o funcionamento em setembro, sendo considerado padrão e modelo para Minas e para o Brasil.
Foram inspecionados também a recepção de resíduos, os equipamentos, o tratamento dos efluentes, a manutenção do aterro, o sistema de monitoramento da área, condições de tráfego, limpeza e outros itens que foram considerados adequados.
O aterro sanitário opera de segunda a sábado, de 7h às 17h, e recebe em média 42 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar, comercial e pública, além de lodo seco proveniente do tratamento de efluentes do aterro sanitário. Ao todo, 20 funcionários operam o aterro e trabalham uniformizados com equipamentos de proteção individual.

COMPATILHAR: