A Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional de Formiga-MG (Fuom) ocorreu no dia 26 de abril e foi coordenada pela vice-presidente do Conselho Diretor, Cirlanda Marques Chaves. Diversas pessoas participaram da sessão realizada no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, do Unifor-MG

Antes da abertura, o presidente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão, afirmou que a Fundação obteve bom resultado financeiro no exercício findo 2017. Ele falou sobre os investimentos em acessibilidade na instituição e que, como nos anos anteriores, a Fundação cumpriu o seu papel social, com doações diversas, empréstimos de materiais e cessão de espaço para entidades e parceiros.

O presidente alertou que em razão das medidas para captar e manter alunos, como o congelamento das mensalidades e o aumento nos percentuais das bolsas de estudos, a perspectiva é de redução para 2018. Marco Leão enfatizou ainda que a nova política de distribuição de vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que diminuiu o número de beneficiados, e a crise econômica do País, também contribuem para um cenário desfavorável.

A pauta da Assembleia contou com a eleição dos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal. Foi aprovada e empossada a chapa única composta por: Sebastião Alves da Silveira (presidente); Vera Lúcia Braga Ferreira (secretária); Walmor de Borba (membro efetivo); Celso José de Moura (1º suplente) e Sirlei José da Cunha (2º suplente). O mandato compreende o período de 2018 a 2021.

No Item 2 da pauta constou “Deliberar sobre o balanço geral do exercício findo, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal”. Thiago Rodrigues Porto, representante da Empresa Auditoria e Consultoria Empresarial (ACE), apresentou os dados do relatório de 13/03/2018.

Ele esclareceu que as demonstrações contábeis compreendem o Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Disse que as informações técnicas sobre a auditoria foram realizadas conforme as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Afirmou que a opinião da auditoria foi emitida sem ressalvas e que a Instituição demonstra excelentes índices de solidez e liquidez.

Cirlanda Chaves informou que, em atendimento ao inciso V do Art. 38 do Estatuto da Fuom, o Conselho Fiscal da Fuom examinou as Demonstrações Contábeis, apresentadas no dia 20 de março deste ano, emitindo para o Conselho Deliberativo parecer favorável à aprovação das contas. As Demonstrações Contábeis da Fuom relativas ao exercício de 2017 foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

No item 4 da Pauta constou “Ratificar a inclusão de membros em seus quadros”. A Sra. Maria Cristina Mezêncio de Carvalho abdicou do seu direito de exercer o cargo de membro do Conselho Deliberativo da Fuom. Na oportunidade, indicou o seu filho Carlos André Mezêncio de Carvalho para substituí-la. O requerimento foi deferido pelo Conselho Diretor da Fuom, em reunião realizada em 2017. A substituição foi ratificada pelos membros do Conselho Deliberativo.

Já no Item 3 da Pauta estava “Apreciar o Relatório de Atividades Gerais da Fundação Educacional de Formiga-MG – Fuom”. Foi exibido um vídeo institucional produzido pelo Departamento de Comunicação Social e Cultural da Fuom, demonstrando que, mais uma vez, a Instituição cumpriu sua missão, objetivos e responsabilidade social. Logo após, Cirlanda Marques Chaves colocou em votação as ações da Fuom promovidas no ano passado, as quais foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

(Fotos: divulgação Unifor-MG)

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: