O corpo magro e a baixa estatura não impediram que Andréia de Lima, de 34 anos, conquistasse vários títulos no atletismo. Pelo contrário, as características só aumentaram a perfomance da atleta.
A paulistana veio ainda criança para Formiga acompanhada dos pais. Há tantos anos morando na cidade, ela se considera formiguense de coração. Aos 15, já mostrava desenvoltura para a corrida, esporte que aprendeu a gostar por incentivo do tio desportista José Moreira.
A carreira profissional de Andréia começou aos 23 anos e tem em seu currículo importantes campeonatos de corrida. Já disputou a maratona de San Fernando em Punta Del Leste, no Uruguai, semelhante ao São Silvestre, no Brasil. Também esteve presente nas principais corridas do país, como a Volta Internacional da Pampulha, Volta ao Cristo em Poços de Caldas, dentre outras. Ao todo, tem 200 provas disputadas e com bons resultados, sempre está entre as primeiras colocações. Durante três anos, Andréia treinou na equipe de atletismo do Cruzeiro e o tempo em que passou em Belo Horizonte a deixou mais conhecida em outras cidades do que em Formiga.
Mãe de duas adolescentes, a atleta se desdobra para manter o pique de atleta e a tarefa de deixar tudo em ordem dentro de casa. Mesmo com a dupla jornada, Andréia consegue arrumar tempo para correr todos os dias, intercalando o treinamento com sessões de academia.
A paixão pela corrida é grande, pois por duas vezes a atleta deixou de prestar o vestibular em educação física para concorrer aos campeonatos de corrida. Mas o esforço valeu a pena, porque no final de 2010, Andréia foi campeã de uma prova de corrida em Passos. Também a atleta não pode se dar ao luxo de deixar de participar de competições, pois a premiação distribuída nos eventos ajuda a sustentar sua família ao lado do seu marido.
Andréia se orgulha do seu passado de empregada doméstica, profissão que largou assim que as corridas começaram a lhe render mais dinheiro. E para continuar a fazer o que mais gosta – correr – a atleta precisa de apoio financeiro e pede mais incentivo para o atletismo, que é pouco praticado na cidade e região.

COMPATILHAR: