Cruzeiro e Atlético conhecem nesta segunda-feira (17), a partir das 21h30 (horário de Brasília), seus adversários na 60ª edição da Copa Libertadores da América. A Conmebol realiza em Luque, sede da entidade no Paraguai, o sorteio da competição do próximo ano que terá, como novidade, a final em jogo único. O Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, é o palco já anunciado para a decisão.

Para chegar lá, Galo e Raposa terão caminhos diferentes. Campeã da Copa do Brasil deste ano, a equipe celeste entra direto na fase de grupos, assim como Palmeiras (campeão brasileiro), Grêmio, Flamengo, Internacional e Athlético-PR (campeão da Copa Sul-Americana). A exemplo do São Paulo, quinto colocado no Brasileirão, o Atlético, sexto, vai precisar passar por duas fases prévias no sistema mata-mata para arranjar uma vaga entre os 32 nas chaves de grupo. No caso desses dois clubes, são 11 adversários diferentes com chances de cruzar com atleticanos ou são-paulinos na chamada segunda fase prévia.

Se passarem pelo primeiro oponente, eles têm mais um confronto pela frente, podendo ser, inclusive, entre eles ou pegar adversários tradicionais como Atlético Nacional-COL, campeão da Libertadores de 2016, ou mesmo Universidad de Chile-CHI e Libertad-PAR.

É a primeira vez na história que o Atlético disputa a pré-Libertadores. Os duelos já têm datas reservadas. O jogo de ida da segunda fase, quando o Galo entra, acontece entre 5 e 7 de fevereiro e, o de volta, entre 12 e 14. Se passar para a terceira fase, os embates acontecem entre 19 e 21 de fevereiro e entre 26 e 28 de fevereiro. Se chegar à fase de grupos, o alvinegro entrará no pote 4 do sorteio, o que faz com que ele tenha 75% de chance de cair em um grupo com uma equipe brasileira – o mesmo vale para o São Paulo.

Os potes de todas as fases ainda não foram divulgados oficialmente pela Confederação Sul-Americana mas, de acordo com projeção do ranking da entidade, que será publicado antes do evento, é possível estipular as divisões.

O Cruzeiro estará no pote 1, assim como Grêmio, campeão do torneio em 2017, e Palmeiras. Flamengo, Internacional e Athlético-PR ficam no pote 2. Segundo estabelece o regulamento, times de um mesmo país não podem cair no mesmo grupo, com exceção daqueles que vierem da pré-Libertadores. Na edição deste ano, por exemplo, o Vasco, que passou pela fase preliminar, acabou indo para o grupo cruzeirense.

Representantes

O presidente Wagner Pires de Sá e o supervisor administrativo Benecy Queiroz vão representar o Cruzeiro no sorteio. No lado alvinegro, acompanham o evento o diretor de futebol, Marques, e o advogado do clube, Lucas Ottoni.

O dia também será de sorteio para as chaves da Copa Sul-Americana de 2019 que, da mesma forma que a Libertadores, terá final única pela primeira vez. Será em Lima, no Peru. Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense são os brasileiros que vão disputar a competição de 2019.

Cruzeiro

O lateral-direito Rodinei, que pertence ao Flamengo, entrou no radar do Cruzeiro. Segundo o site Globoesporte.com, a força ofensiva do jogador é bem avaliada pela comissão técnica da Raposa, que ainda estuda outros nomes. Porém, algumas situações podem dificultar a transação. Rodinei tem contrato com o Flamengo até 2022. Além disso, a negociação do meia Mancuello ainda gera polêmica entre as diretorias.

Atlético

Conforme o Super FC divulgou há 15 dias, o próximo nome que está bem perto de ser anunciado pelo Atlético é o do volante Jair, que jogou o Brasileiro pelo Sport. O empresário do jogador já revelou que o atleta não seguirá no time pernambucano em 2019. Ele, inclusive, ingressou na Justiça nesta semana com pedido de rescisão indireta de seu contrato com o Leão devido a quatro meses de salários atrasados e falta de depósito do FGTS. Jair deve assinar com o Galo por quatro anos.

 

 

Fonte: Super FC- O Tempo ||

COMPATILHAR: