Esportes

Atlético enfrenta o Flamengo no Maracanã em busca de vaga no G5 do Brasileirão

Foto: Pedro Souza

O Atlético Mineiro terá um compromisso decisivo na luta por uma vaga na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2027. Nesta segunda-feira (26), às 20h, o Galo enfrenta o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode levar a equipe mineira à quinta colocação da tabela.

Dois resultados registrados no fim de semana beneficiaram o Atlético na disputa pelas primeiras posições. Na noite de sábado (24), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para a Chapecoense, enquanto o Bahia empatou em 1 a 1 com o Santos.

Com esses resultados, a vantagem do Fluminense sobre o Atlético permaneceu em um ponto, e o Bahia não ultrapassou a equipe mineira na classificação.

Caso vença o Flamengo, o Galo chegará aos 53 pontos e assumirá a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, entrando no G5 da competição.

Apesar da oportunidade de avançar na tabela, o Atlético terá um adversário difícil pela frente. O Flamengo, que perdeu a liderança do Brasileirão após a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Bragantino, no sábado, também tem objetivos importantes na competição nacional.

Além de buscar a recuperação na disputa pelo título brasileiro, o Rubro-Negro tenta dar uma resposta à torcida após a eliminação na semifinal da Copa Libertadores. Jogando em casa, a equipe carioca pretende retomar o caminho das vitórias e seguir na briga pela primeira colocação.

O técnico Eduardo Domínguez terá um desafio adicional para definir a escalação atleticana. O clube enfrentará três compromissos em apenas seis dias, o que pode levar o treinador a preservar alguns titulares no confronto contra o Flamengo.

Depois da partida no Maracanã, o Atlético receberá o Cruzeiro na quinta-feira (2), na Arena MRV, pela sequência do Campeonato Brasileiro.

Na sequência, no domingo (1º), o Galo viajará a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Diante da proximidade entre os compromissos, a comissão técnica precisará administrar o desgaste físico dos jogadores e avaliar a formação mais adequada para cada confronto

Entre as novidades do Atlético para o duelo está o meio-campista Gustavo Scarpa, liberado pelo Departamento Médico após se recuperar de uma lesão na região posterior da coxa direita. O jogador está relacionado para a partida contra o Flamengo.

Por outro lado, o atacante Cuello sofreu um trauma na costela na véspera do confronto e não viajou com a delegação atleticana para o Rio de Janeiro.

Além dele, Ruan Tressoldi, Fred, Cassierra e Thiago Borbas seguem no Departamento Médico. Os quatro jogadores apresentam lesões musculares.

Além da disputa por uma vaga na Copa Libertadores de 2027 por meio do Campeonato Brasileiro, o Atlético ainda tem outras duas oportunidades de alcançar o torneio continental nesta temporada.

Pela Copa Sul-Americana, o clube mineiro disputará a final contra o Boca Juniors, da Argentina, no dia 21 de novembro, na Colômbia. O título da competição garante ao campeão uma vaga na Libertadores.

Já pela Copa do Brasil, o Atlético enfrenta o Grêmio na semifinal. Caso avance à decisão, o clube garantirá, no mínimo, uma vaga na fase preliminar da Libertadores de 2027.

Dessa forma, o confronto contra o Flamengo representa uma oportunidade importante para o Galo melhorar sua posição no Brasileirão, sem deixar de considerar os compromissos decisivos pelas outras competições da temporada.

Flamengo x Atlético: informações da partida

  • Competição: Campeonato Brasileiro — 32ª rodada
  • Data: segunda-feira, 26 de outubro de 2026
  • Horário: 20h
  • Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
  • Transmissão: Premiere e canais de O TEMPO e O TEMPO Sports no YouTube
  • Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
  • Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Michael Stanislau (RS)

Prováveis escalações

  • Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Paquetá e Carrascal; Pedro e Bruno Henrique (Plata).
  • Técnico: Leonardo Jardim.
  • Atlético: Gabriel Delfim; Alan Franco (Natanael), Lyanco, Vitão (Léo Duarte) e Renan Lodi; Cissé, Castaño, Igor Gomes e Bernard; Alan Minda e Reinier.
  • Técnico: Eduardo Domínguez.

 

Com informações do O Tempo