Começa nesta quarta-feira (21/2) a jornada de jogos do Atlético que levam ao principal objetivo da temporada: seu segundo título de Libertadores na história, exatamente 10 anos após levantar a taça. A partir das 21h30 (de Brasília), o Galo enfrenta o Carabobo, na Venezuela, em partida válida pela ida da segunda fase do torneio internacional.

Diferentemente de temporadas passadas, o clube mineiro entra na fase preliminar, anterior aos grupos, após um sofrido 7º lugar no Campeonato Brasileiro Série A de 2022. Mas não há tempo para lamentação — Liberta é Liberta. Fato é que o Atlético se reforçou, entra como favorito nesta partida e tem uma das melhores equipes da competição.

Infelizmente, há desfalques para este tão aguardado duelo de estreia, e, um deles, é de peso, literalmente. O atacante Hulk, artilheiro do elenco em 2023 com seis gols, contraiu Covid-19, por isso, não pôde viajar ao país vizinho. Já os atacantes Eduardo Vargas e Cristian Pavón estão suspensos — esse segundo só poderá voltar em uma possível terceira rodada do grupo.

“Temos bons números neste ano e vamos como favoritos, mas por sermos um clube grande e com história. Porém, sabemos que do outro lado também tem uma equipe que quer buscar a classificação. É ruim quando perdemos jogadores importantes, mas temos que estar preparados para esses momentos, e é hora de crescer como time”, disse o atacante Paulinho.

Apesar de só ter disputado o Campeonato Mineiro neste ano, o Galo vem bem. São cinco vitórias em seis jogos e está garantido nas semifinais. Já os adversários estrangeiros disputaram apenas dois jogos oficiais, com uma vitória e um empate, ambos pelo campeonato nacional.

A volta está marcada para daqui a exatamente uma semana, no Mineirão — no sábado (24), haverá o clássico contra o América, que vale a melhor classificação geral no estadual. Quem passar se classifica para a Fase 3 da Libertadores, que ocorrerá na primeira quinzena de março.

FICHA TÉCNICA

O quê: Carabobo x Atlético

Motivo: Fase 2 da Copa Libertadores

Quando: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023 às 21h30 (de Brasília)

Onde: Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas

Transmissão: rádio Super 91,7 FM, ESPN, Star+, Globoplay e ge

Arbitragem: Gery Vargas (BOL); José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL). VAR: Nicolas Gallo (COL)

Provável Carabobo: Vachoux; Cuesta, Aponte, Lujano e Pernía; Contreras, González e Pérez; Covea, Vargas e Balza. Técnico: Juan Tolisano

Provável Atlético: Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô; Allan, Edenilson, Patrick, Pedrinho; Paulinho e Eduardo Sasha. Técnico: Eduardo Coudet

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: