Redação UN

Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizado o ato simbólico de início da vacinação contra a Covid-19 em Formiga.

O evento foi realizado na sede do Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap) e reuniu, além dos primeiros imunizados, profissionais da Saúde, o prefeito Eugênio Vilela, a vice Adriana Prado, o secretário da pasta Leandro Pimentel e profissionais da imprensa.

– Foto: Glaudson Rodrigues

Antes da aplicação das primeiras doses da Coronavac, foram informados detalhes da vacinação e próximas fases de imunização.

O primeiro formiguense vacinado foi Helton Bento da Silva, de 41 anos, técnico de enfermagem da UTI-Adulto da Santa Casa de Formiga desde sua abertura. Trabalha na instituição há nove anos e também atua no Centro Nefrológico Formiguense.

A responsável por aplicar as primeiras vacinas no município foi a técnica de enfermagem Leonice Reis. Ela trabalha desde 2006 no setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Formiga.

O momento foi acompanhado com muita emoção pelos presentes.

A seguir foram vacinados profissionais da saúde, representando diferentes áreas de atuação:

  • Célia Maria Vilela, de 58 anos, trabalha na Santa Casa há 26 anos. Há 20 anos trabalhou como coordenadora da Rouparia, lavanderia e limpeza. Atualmente trabalha como coordenadora da Lavanderia, Rouparia e Oficina de Costura.
  • João Viana da Silva, 58 anos. Trabalha como servidor do Programa Municipal do Luto há 12 anos.
  • Leila Patrícia da Silva, psicóloga na Santa Casa de Caridade desde 2013, atualmente coordena o serviço de psicologia e está na assistência aos pacientes e familiares de Covid para suporte psicológico.
  • Camila Martins Gontijo, de 38 anos, fisioterapeuta. Trabalha na UTI-Adulto há 8 anos, desde a sua abertura. Atualmente é coordenadora de fisioterapia da Santa Casa de Caridade de Formiga, nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Além disso, atua no processo de implantação do serviço de fisioterapia da Mão Amiga, locação de equipamentos respiratórios de suporte a vida e proprietária da Vitale, clínica de fisioterapia, pilates e estética.
  • Luciano Cabral Carvalho, de 48 anos. É médico pneumologista, diretor clínico e coordenador da Clínica Médica da Santa Casa de Caridade de Formiga, formado há 23 anos. Atua na Santa Casa há 18 anos.

Durante o recebimento das doses, os voluntários foram informados sobre procedimentos em caso de incômodos ou reações. Além disso, a enfermeira Poliana explicou que não é necessário o uso de luvas para a administração das doses. Basta que o profissional esteja com as mãos limpas.
Ao fim do ato simbólico, Eugênio Vilela e Leandro Pimentel agradeceram os profissionais de saúde da cidade e alertaram que os cuidados para evitar contaminações devem continuar.

COMPATILHAR: