A atriz brasileira Sandra Corveloni foi premiada neste domingo (25) como melhor atriz no 61º Festival de Cannes, por sua atuação no filme ?Linha de passe?, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Apesar de ser seu primeiro trabalho no cinema, ela desbancou atrizes como Angelina Jolie, que concorria pelo longa The exchange, Arta Dobroshi, do elogiado O silêncio de Lorna, e Catherine Deneuve, que ficou com um prêmio especial pelo conjunto da obra.
Sandra foi a única atriz do elenco principal de Linha de passe que não viajou a Cannes. O prêmio, entregue pelo ator Jean Reno, foi recebido no palco por Walter Salles e Daniela Thomas. ?Eu fico feliz de premiar uma atriz que estréia no cinema. Sandra vai ficar muito tocada por receber esse prêmio, ainda mais vindo desse júri?, afirmou Salles, referindo-se a um time de jurados que incluía Sean Penn, Natalie Portman, Alfonso Cuaron, Jeanne Balibar e a cineasta iraniana Marjane Satrapi, de Persepolis, animação vencedora do prêmio do júri na edição passada.
Daniela completou: ?Não sei se estão vendo isso no Brasil, mas quero dizer em português: querida, você não esteve aqui conosco, em carne e osso, mas o seu espírito incrível está aqui com a gente?. E, em inglês, completou: Ela não está aqui porque estava grávida e perdeu o bebê. Não posso dizer o que isso vai significar para ela.
?Linha de passe? conta a história de quatro irmãos que vivem na periferia de São Paulo, filhos de mãe solteira (vivida por Sandra). O longa marca a volta ao cinema de Vinicius de Oliveira ? dez anos após ?Central do Brasil? -, interpretando um rapaz que sonha em ser jogador de futebol.
Em entrevista por telefone à Globo News, a atriz afirmou, de sua casa em São Paulo: ?Valeu o esforço da equipe toda do filme. A gente trabalhou com muito amor, dedicação e com muita vontade. Apesar de ser um prêmio de melhor atriz, todos podem se considerar vencedores. O trabalho que eu fiz foi graças ao Walter, à Daniela, aos meninos e à Fátima Toledo [preparadora de elenco]. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho profundo, intenso?.
Nascida em São Paulo, Sandra tem uma carreira de anos no teatro. Trabalha no grupo Tapa, onde, além de atuar, é professora e assistente de direção. Seus principais trabalhos nos palcos são As viúvas, de Arthur Azevedo, Contos de sedução, de Guy de Maupassant, e Órfãos de Jânio, de Millôr Fernandes.
?O cinema é uma coisa nova para mim, que pode me trazer mais trabalhos novos. Mas não quero deixar o que eu faço no teatro, o trabalho de atriz é bem amplo?, disse Sandra.

COMPATILHAR: